O Grupo Körber, multinacional da Alemanha, anunciou, por meio da Körber Logistics Systems, a compra da Otimis, empresa blumenauense que atua com consultoria e implantação de softwares na área logística. O negócio inclui a aquisição, por parte dos alemães, de uma participação majoritária na Otimis. O tamanho da fatia e os valores da transação não foram divulgados.

Continua depois da publicidade

Com 15 anos de mercado, a Otimis já era uma parceira de longa data da Körber: atuava como revendedora, para a América Latina, de soluções da HighJump, que pertence ao grupo alemão. Ao ser incorporada, a empresa de Blumenau a partir de agora vai ampliar o portfólio oferecido a clientes da região, o que inclui soluções de voz industrial e robótica que ajudam a melhorar o desempenho na gestão da cadeia de suprimentos e centros de distribuição de indústrias de diferentes ramos.

Sócios da Otimis, Claus Karl Krischnegg e Hélcio Fernando Lenz continuam mantendo uma participação minoritária na empresa e desempenhando funções executivas no grupo. Com o suporte de uma companhia do porte da Körber, a expectativa é em três anos dobrar de tamanho a Otimis, que hoje emprega 50 pessoas e tem unidades também em São Paulo e em Santiago, no Chile, além de planos de expansão para o México.

A Körber é um grupo internacional de tecnologia. Reúne empresas com mais de 100 locais de produção, serviço e vendas, com 10 mil funcionários. A Körber Logistics, braço de negócios logísticos do grupo, fornece soluções digitalizadas para fábricas inteligentes, armazéns, centros de distribuição, comércio eletrônico e controle das cadeias de suprimentos.

Continua depois da publicidade