Como (quase) nada na vida é por acaso, a Sommerfest tem seus motivos para, a partir de 2019, ocorrer às sextas e sábados, e não mais às quintas e sextas, como era até o ano passado.
Continua depois da publicidade
A explicação tem contornos econômicos e é um tanto óbvia: o público de eventos promovidos aos sábados pela Vila Germânica – vide Oktoberfest e Festival da Cerveja – sempre é maior do que o das quintas – embora a organização tenha registrado queda na largada deste ano.
A mudança de dias já vinha sendo estudada pela diretoria do parque. Recebeu o apoio das cervejarias e também da rede hoteleira, que vislumbram a oportunidade de engordar o faturamento no período.
Outra estratégia é tentar “prender” o blumenauense e o morador da região na cidade nesta época do ano, quando a concorrência com festas e eventos no Litoral é maior. A ideia, claro, é fazer com que o potencial visitante fique e deixe aqui o seu dinheiro.
A Vila Germânica entende que a Sommerfest tem capacidade para ser autossustentável financeiramente, a exemplo da Oktoberfest.
Continua depois da publicidade
Peculiaridades
O secretário Ricardo Stodieck vê com bons olhos a incorporação da secretaria estadual de Turismo à pasta de Desenvolvimento Econômico, proposta pelo governador Carlos Moisés. Entende que a fusão valoriza o setor.
Por outro lado, diz acreditar que, em Blumenau, uma provável união, alvo de especulações, talvez não funcionasse tão bem.
Para Stodieck, diferentemente do modelo do Estado, a estrutura municipal não se limita ao planejamento e à promoção turística. Fica responsável também pela organização de eventos – e são vários todos os anos na cidade –, que tomam muito tempo.