Morreu neste domingo (10), aos 62 anos, o empresário Salmo de Souza, criador da empresa blumenauense Ralo Linear – que mais tarde viria a se chamar Grupo Linear. Ele foi vítima de um câncer e deixa esposa, dois filhos e dois netos.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Natural de São Paulo, Salmo fundou a Ralo Linear em Blumenau em 2011 quase que por acaso. Comerciante de longa data, uma dia ele se deparou com um problema que chegou até o balcão de sua loja de materiais de construção. Um cliente havia comprado pisos de porcelanato de grandes dimensões, mas não queria ter de cortar as peças para criar a queda necessária para instalar um ralo comum. Souza, então, desenhou um produto sob medida, na tentativa de resolver o impasse.
A invenção, que representava uma inovação em sistemas de escoamento de água aplicados na construção civil pela facilidade de instalação e eliminação do mau cheiro, foi patenteada e ficou em terceiro lugar no renomando concurso de design Idea/Brasil de 2009, reconhecimento que atestaria a viabilidade do negócio.
A empresa cresceu, expandiu negócios para a América Latina, passou a se chamar Grupo Linear e em 2019 inaugurou uma ampla e moderna sede em Blumenau. Em junho deste ano, anunciou a compra da Top Max, uma concorrente de São Paulo, agregando ao portfólio uma variedade de grelhas, canaletas e ralos mais populares, que complementarim um leque de produtos premium.
Continua depois da publicidade
Em nota de pesar, o Grupo Linear disse que Souza “marcou a vida de todos que tiveram o prazer e a oportunidade de conviver com sua personalidade, humor e energia ímpares”
“Sua criatividade, seu caráter e legado ficarão para sempre em nossa memória e nosso time honrará toda a sua dedicação com a continuidade dos negócios da companhia, que trouxe inovação e disrupção ao mercado brasileiro e latino-americano de construção”, acrescentou o comunicado.
O velório ocorre a partir das 10h desta segunda-feira (11) no cemitério Jardim da Saudade. O sepultamento será no mesmo local, às 17h.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Continua depois da publicidade
Leia também
50 propagandas antigas de Blumenau que parecem estranhas, mas que já fizeram sentido
Altenburg confirma inauguração de fábrica de mais de R$ 30 milhões no Nordeste
Rede Hilton inicia por SC expansão na América Latina de marca de hotéis econômicos
Movimento de compra e venda de empresas de Blumenau continuará forte, avalia especialista
Assembleia da Unimed Blumenau rejeita retomada de obras em hospital na Vila Nova
Blumenau ganha novo programa gratuito de especialização em tecnologia
Nova dona da Hemmer, Kraft Heinz compra segunda empresa em uma semana