O governo Carlos Moisés (sem partido) prepara o lançamento de uma espécie de “promessômetro”. Será um site com informações sobre o andamento de promessas de campanha e de realizações que, segundo o governador, não estavam previstas, mas foram feitas. O próprio Moisés antecipou a novidade em passagem por Blumenau, na última sexta-feira (16).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
— Vamos fazer um portal de transparência agora que vai mostrar aquilo que a gente prometeu e ainda não fez, e aquilo que nós não prometemos e já fizemos — disse Moisés a empresários e lideranças políticas do Vale em cerimônia no Centro Empresarial de Blumenau.
— E nestas que não prometemos e fizemos, tem gestões que soltaram foguetes, assinaram convênio, fizeram festa, comemoraram e não fizeram — acrescentou o governador.
Moisés usou a retomada do prolongamento da Via Expressa em Blumenau como exemplo de uma entrega que não havia sido prometida – em que pese a liberação contemplar apenas três dos 15,6 quilômetros da rodovia.
Continua depois da publicidade
O governador parece ter se inspirado em monitoramento feito pelo G1 SC. O portal atualizou no início de julho uma lista de 13 promessas feitas no programa de governo de Moisés registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e em entrevistas e debates durante a campanha.
Na metodologia, o G1 considerou aquilo que pode ser claramente cobrado e medido. A relação inclui projetos nas áreas de administração, economia, educação e cultura, meio ambiente e agronegócio, mobilidade urbana e saúde.
Na análise do portal, 5 das 13 promessas foram consideradas cumpridas (redução de secretarias e cargos comissionados, extinção das ADRs e não aumento de impostos entre elas), 4 foram cumpridas em parte e outras 4 ainda não foram cumpridas.
Leia também:
Terreno baldio em Blumenau vai dar lugar a condomínio com mais de 200 apartamentos
Continua depois da publicidade
Fiesc sugere à prefeitura venda parcelada do Complexo do Sesi em Blumenau
Hang descarta mudar projeto da Havan no Centro Histórico: “Quem perde é Blumenau”
Mansão em condomínio de luxo de Jurerê Internacional vai a leilão em ação criminal
Cervejarias fazem apelo por Oktoberfest Blumenau 2021 “com responsabilidade”
Vice-presidente da Unimed Blumenau renuncia e cita “misoginia” e “discriminação”
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram