É notável e digna de aplausos a comovente mobilização de empresas, associações, entidades representativas, profissionais liberais e grupos de incansáveis voluntários em prol das vítimas das chuvas que vêm castigando o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Somente de Santa Catarina, há incontáveis registros de doações de equipamentos, mantimentos e recursos financeiros destinados aos vizinhos gaúchos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Catástrofes desta natureza escancaram que o Estado, sozinho, é incapaz de dar o suporte necessário à população. Dentro do espírito comunitário que deveria nos caracterizar enquanto pessoas, nem deveria caber somente ao poder público a provisão do auxílio. O que se vê agora, no entanto, entre erros e acertos, é um exemplo da boa união entre esses dois entes, algo que a polarização tantas vezes faz questão de tentar afastar. Nem sempre é assim, mas situações extremas nos permitem preservar um resquício de fé na humanidade.

Como catarinenses podem doar mantimentos e produtos para vítimas das chuvas no RS

Estender a mão a quem precisa, além de um gesto louvável, é como um “vírus bom”. A divulgação de ações – apesar de críticas isoladas e descartáveis, neste momento, de autopromoção – é contagiante porque motiva os inertes a abandonarem a letargia e partirem para a ação prática. No mundo corporativo, a pauta ESG está cada vez mais em alta e o consumidor também cobra esse tipo de iniciativa das marcas. Pega até mal não entrar na corrente do bem.

Continua depois da publicidade

Empresas têxteis centenárias de SC deixam concorrência de lado e se unem pelo RS

Excluindo da discussão o papel assistencial obrigatório do Estado, a solidariedade não deve ser medida em escala de quem faz mais ou menos, mesmo que as insensatas comparações que surgem nas redes sociais busquem provar o contrário. Cada pessoa que deixa o que está fazendo para ajudar, com as habilidades e recursos que tem à disposição, famosa ou anônima, é digna de reconhecimento.

Bonito de verdade é ver tanta gente deixando diferenças de lado e se unindo em torno de uma mesma causa nobre. As exceções à regra, bem, estas não merecem ser mencionadas.

Veja fotos dos resgates no RS

Leia também

Os motivos que fizeram a Coteminas acumular dívida bilionária e ficar à beira do colapso

Morre Nery de Lima, pai do ex-prefeito de Blumenau Décio Lima

Empresas têxteis centenárias de SC deixam concorrência de lado e se unem pelo RS

Gigante japonesa escolhe cidade de SC para abrir primeira filial no Brasil fora de SP

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp