A UniSociesc de Blumenau agora é, formalmente, um centro universitário. O credenciamento, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), consta em portaria assinada na sexta-feira da semana passada pelo ministro Abraham Weintraub e publicada ontem no Diário Oficial da União. Com isso, o campus blumenauense da instituição de ensino superior muda de patamar, deixando de ser apenas uma faculdade.
Continua depois da publicidade
A alteração de categoria pode aparentemente não ter consequências no dia a dia dos alunos, mas tem reflexos acadêmicos e na gestão do polo. Diretor local da UniSociesc, Flávio Sartori diz que, como centro universitário, a instituição tem maior autonomia e flexibilidade para a criação de novos cursos e expansão do portfólio. Como faculdade, era preciso apresentar demanda ao MEC e passar por uma avaliação junto ao ministério, explica ele. Dos 12 campi do grupo, apenas os de Joinville e Curitiba já têm esse status.
Centros universitários também exigem um quadro mais qualificado de docentes. Neste caso, pelo menos 33% dos professores precisam ser mestres ou doutores. No campus da instituição em Blumenau, esse número chega a 85%.
Para ser credenciada, a UniSociesc precisou cumprir uma série de pré-requisitos. Uma comissão de avaliação designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esteve em Blumenau entre setembro e outubro do ano passado para analisar eixos como políticas acadêmicas e de gestão, infraestrutura física e planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional. Concedeu, pelo conjunto da obra, o conceito máximo, com nota 5.
Novidades
Continua depois da publicidade
Segundo Sartori, a UniSociesc está preparando o lançamento de novos cursos nos próximos dois anos. Algumas das novidades incluem graduações nas áreas de estética e nutrição. Há planos também de ampliação das engenharias e criação de clínicas veterinária e de odontologia, espaços onde estudantes poderiam oferecer serviços à população com custo reduzido. Os investimentos projetados chegam a R$ 3 milhões.
Mais alunos
Hoje a UniSociesc tem cerca de 2 mil alunos em Blumenau – 1,6 mil na graduação e 400 em pós –, com cerca de 35 cursos. Quer chegar a 3 mil em 2020. O prédio no Centro da cidade, de 15 mil metros quadrados, tem espaço para abrigar até 5 mil estudantes, garante Sartori.