Quase um ano depois de inaugurar um centro de distribuição em Blumenau, o primeiro da empresa fora do Rio Grande do Sul, a indústria de bebidas Fruki, que completará 100 anos em 2024, comemora os resultados alcançados em Santa Catarina e já traça planos de expansão mesmo em meio à pandemia. A estrutura própria instalado no Vale ajudou a marca de refrigerantes a abrir mais clientes na região, conta o diretor administrativo e de marketing Júlio Eggers.

Continua depois da publicidade

Mesmo com a crise, a Fruki mantém projeção de aumentar de 50% a 60% as vendas no Estado neste ano, em comparação com 2019. O lançamento de um produto exclusivo para Santa Catarina, um refrigerante de sabor laranjinha, que chega às gôndolas catarinenses na segunda quinzena deste mês, mostra adaptação ao perfil de consumo local, acrescenta o diretor.

De acordo com o executivo, o número de clientes triplicou no Estado desde a implantação do CD blumenauense. A participação de Santa Catarina nas vendas da Fruki, que era de 5,1% no primeiro semestre de 2019, saltou para 7,2% no mesmo período deste ano. 

Agora a empresa estuda a possibilidade de abrir mais centros de distribuição próprios pelo Estado, embora não descarte ampliar o de Blumenau, ou buscar parceiros distribuidores, como já existe em Chapecó, no Oeste. As regiões estão sendo mapeadas.

— A gente está bem feliz. As nossas taxas de crescimento em Santa Catarina estão fortes, dentro do que a gente esperava — conta Eggers.

Continua depois da publicidade

O foco da expansão no momento continua sendo as redes de supermercados. A próxima meta é ampliar a linha em outros estabelecimentos, como bares, restaurantes e lanchonetes. O plano é ousado: a Fruki quer se tornar a terceira marca de refrigerantes mais vendida de Santa Catarina, atrás apenas das gigantes Coca-Cola e Guaraná Antarctica.

Se o planejamento vingar e houver demanda, até mesmo uma fábrica própria em território catarinense não está descartada porque, do ponto de vista logístico, tornaria a marca ainda mais competitiva no mercado regional. Mas esse seria um projeto de longo prazo, que não é prioridade agora. 

Além da matriz em Lajeado (RS), que emprega cerca de 900 funcionários e tem capacidade para produzir 420 milhões de litros de bebidas por ano, incluindo refrigerantes, energéticos, sucos, água mineral e a cerveja Bellavista, a Fruki está construindo outra planta em Paverama (RS). A unidade deve entrar em operação em 2021. Por ora, ambas serão suficientes para abastecer Santa Catarina.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.

Continua depois da publicidade