Uma marca criada em Blumenau vem tentando desmistificar o consumo de vinho. Fundada em 2021, a People Wines quer provar que a bebida, geralmente vendida em garrafas, cai bem também em lata. Para isso, tem a missão de derrubar um certo preconceito de quem ainda associa a embalagem a um produto de qualidade inferior, admite a fundadora Andreia Micheluzzi:
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
— A qualidade é a mesma. O desafio é fazer o consumidor abrir a lata.
A ideia de envasar vinho em lata surgiu quando Andreia, que é chef de cozinha e sommelière, fazia um curso de capacitação na área em Londres. Lá ela se deparou com o produto e teve as mesmas dúvidas que agora trabalha para dissipar entre a freguesia.
Além de comprovar que neste tipo de embalagem a bebida não perde suas características, ela viu na lata, já muito presente na vida dos brasileiros com cervejas e refrigerantes, uma oportunidade para descomplicar o consumo de vinho. Isso também explica a aposta em embalagens com um design mais arrojado e colorido, de olho principalmente nos jovens.
Continua depois da publicidade
— Nem todo mundo, quando abre um vinho, quer tomar uma garrafa inteira — diz Andreia, para quem a lata funciona como uma dose individual e fácil de ser consumida em qualquer lugar.
O portfólio da People Wines tem quatro tipos de vinhos finos – tinto, rosé, branco e prosecco – comercializados em latas de 269ml. A produção é cigana, feita em uma vinícola gaúcha. São 35 mil unidades fabricadas por semestre, mas a intenção de Andreia é logo dobrar esse número.
A marca já está presente em 200 pontos de venda nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste – onde a aceitação com a lata é maior do que no Sul, diz Andreia – e foi parar até no pódio da Stock Car, principal competição de automobilismo do Brasil, servindo o espumante aos vencedores das corridas.
Com faturamento anual entre R$ 600 mil e R$ 700 mil, os planos de expansão da People Wines incluem lançamentos e entrada em novos mercados, como restaurantes e baladas, e quem sabe até uma vinícola própria, sonha Andreia.
Continua depois da publicidade
Leia também
Senior, de Blumenau, tem segundo trimestre com recorde histórico de vendas
Projeto de novo mercado público em Balneário Camboriú morre na praia mais uma vez
Com investimento de R$ 102 milhões, nova usina de energia entra em operação em SC
Blumenau terá nova feira de negócios do setor têxtil alternativa à Febratex
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp