Da Redação
Segundo maior produtor de banana de Santa Catarina, Luiz Alves comemora o aumento da exportação do produto em 2018. O município foi responsável por 33,4% do volume exportado pelo Estado. A economia local projeta uma nova safra ainda melhor neste ano e a continuidade do envio do produto para o exterior.
Continua depois da publicidade
Para Ronivandro Edson Piccni, secretário da Agricultura e Meio Ambiente da cidade, se não fosse a exportação com toda certeza os agricultores não teriam vendido toda a produção. Com isso, os produtores evitaram prejuízo financeiro e do alimento que é perecível.
Santa Catarina ampliou as exportações e conquistou o mercado internacional. Em 2018, o Estado faturou US$ 11,8 milhões com o embarque de mais de 47,8 mil toneladas de banana – 16 mil toneladas somente de Luiz Alves. A produção foi 38% superior ao ano anterior, segundo dados do Boletim Agropecuário elaborado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).
Países do Mercosul, como Uruguai e Argentina foram os principais alvos do produto brasileiro. Em 2018, Santa Catarina foi responsável por 58% do valor das exportações brasileiras de banana e 73% da quantidade embarcada pelo país.
Continua depois da publicidade
Crescimento
Luiz Alves conta com cerca de 400 propriedades de pequeno porte que tem a banana como principal atividade em mais de 4 mil hectares plantados. A produção registrou um aumento se comparado com 2016 e 2017, com uma produtividade média de 31 toneladas por hectare. A alta na produção, porém, não resultou em lucratividade para os produtores, devido ao aumento dos insumos agrícolas.
Solução
A exportação se apresentou como uma solução para enfrentar a demanda menor de preços no mercado interno.
– A exportação sempre foi muito importante para nosso município – pondera Ronivandro Edson Piccni, secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Luiz Alves.