Será lançado na próxima terça-feira (12), em evento no Restaurante Thapyoka, o livro “O Desfile do Tempo: Rua XV de Novembro”. Fruto de cerca de três anos de produção, a obra, assinada pela historiadora Ana Maria Ludwig Morares, conta a história e a evolução da mais tradicional via comercial de Blumenau.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Encomendado pelo Sindilojas, sindicato que representa os empresários lojistas, o livro resgata traços da colonização e mostra como a Rua XV de Novembro teve papel decisivo no desenvolvimento não apenas econômico, mas também cultural e político da cidade.

> Acesse o site especial sobre a Rua XV de Novembro de Blumenau

Dividida em quatro capítulos, com períodos que vão desde os primórdios, em 1850, até a grande reurbanização da Rua XV, em 2000, a obra resgata memórias dos antigos casarões de comércio da cidade. Muitos deles foram iniciados por imigrantes alemães para atender necessidades básicas da colônia.

Continua depois da publicidade

O trabalho demandou consultas a jornais escritos em alemão do fim do século 19 e início do século 20, coletas de depoimentos e recuperação de propagandas antigas das lojas. É um riquíssimo legado que passa a ficar à disposição de comerciantes e da comunidade blumenauense.

Trabalho é assinado pela historiadora Ana Maria Ludwig Moraes
Trabalho é assinado pela historiadora Ana Maria Ludwig Moraes (Foto: Patrick Rodrigues, BD)

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Locomotiva que virou atração turística em Blumenau tem data para voltar aos trilhos

Após Fort Atacadista, Oktoberfest Blumenau encaminha outro patrocínio de renome nacional

Conselho autoriza demolição de fachada de prédio histórico em Blumenau atingido por incêndio

Blumenau vai reavaliar modelo financeiro da Oktoberfest

Hang nega ser contra Shopee, Shein, AliExpress e outras plataformas após polêmica sobre impostos