O prefeito Mario Hildebrandt (sem partido) sancionou na última semana lei que regulamenta a distribuição de cortesias entre os funcionários públicos de Blumenau para “eventos culturais festivos de origem germânica”. O texto não diz com todas as letras, mas se refere à Oktoberfest. Cada servidor tem direito a até seis ingressos em dias variados – a expectativa é que sejam liberados, no total, cerca de 60 mil.

Continua depois da publicidade

Uma das novidades é a punição para quem vender as cortesias, situação que ocorreu várias vezes em redes sociais nos últimos anos. Quem for flagrado ficará sem o benefício nas quatro edições seguintes. A Vila Germânica também promete intensificar a fiscalização para evitar que a prática se repita.

A festa, aliás, só é nominalmente citada na mensagem que acompanhou o projeto de lei aprovado pelos vereadores. Diz o documento que “a medida revela-se conveniente e oportuna, uma vez que, de uma forma ou de outra, todos os servidores públicos municipais contribuem na organização, divulgação e realização da Oktoberfest de Blumenau, que é um evento reconhecido em âmbito nacional e internacional”.

A proposta também atendeu a uma solicitação do Ministério Público, que recomendou que a distribuição das cortesias deve estar regulamentada em lei municipal.

Forças Armadas

Três empresas de Blumenau e uma de Pomerode associadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau (Simmmeb) participam entre sexta e domingo da SC Expo Defense, feira de tecnologias e produtos voltados ao Exército, à Marinha e à Aeronáutica. O objetivo da exposição é a geração de negócios das companhias com as Forças Armadas.

Continua depois da publicidade

Conselheiros

Foram empossados na última semana os novos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e do Conselho Municipal de Inovação de Blumenau. Os mandatos valem até 2021.