Sexta empresa mais antiga do Brasil em atividade, a blumenauense Karsten está preparando uma nova investida no varejo. Com 12 lojas próprias, a centenária fabricante de artigos de cama, mesa e banho mapeia a abertura de pelo menos quatro novas unidades. As inaugurações estão previstas para 2024.

Continua depois da publicidade

— A ideia é ir para grandes centros — adianta à coluna o presidente da companhia, Armando Hess de Souza.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Por grandes centros, leia-se São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa ainda avalia se essas novas lojas serão da marca homônima, Karsten, ou da Trussardi, voltada à classe A. Armando revela que a estruturação de uma rede de franquias também está no radar, mas é “coisa de futuro”.

Nos próximos dois anos, acrescenta, a expansão passará pela abertura de unidades próprias e no fortalecimento do e-commerce, cuja receita deve chegar a dois dígitos do faturamento em 2023.

Continua depois da publicidade

Karsten chega aos 140 anos com choque de gestão liderado por ex-Dudalina

Em paralelo, a companhia estuda meios de fortalecer a capacidade produtiva, para, segundo o presidente, dar mais segurança ao negócio. Isso inclui a possibilidade da abrir uma nova unidade fora de Santa Catarina. Em abril, o conselho de administração da Karsten aprovou a implantação de uma filial em Extrema (MG).

Karsten encaminha venda de antiga fábrica no Nordeste

Conforme descrito na ata da reunião, a estrutura funcionaria como unidade auxiliar na operação logística da matriz, em Blumenau. Armando, no entanto, trata a deliberação como protocolar e diz que o projeto ainda “está no campo das ideias”, sem investimento ou proposta definidos.

Em curso, o planejamento estratégico para o próximo ciclo de três anos da empresa já provocou mudanças na produção. A Karsten decidiu parar de fabricar toalhas estampadas, um produto que, segundo Armando, até era lucrativo, mas demandava custo alto e complexidade.

Noutra frente, a companhia renovou toda a coleção de cama e está dando mais ênfase a linhas voltadas ao público infantil.

Continua depois da publicidade

Aliás

A Karsten vai comemorar 141 anos só em setembro, mas já antecipou o presente para os funcionários. Na última semana, cada um dos 2,4 mil colaboradores ganhou uma colcha.

A empresa, inclusive, está com 100 vagas de emprego abertas, que vão desde funções na produção e setores administrativos até o atendimento ao público nas lojas.

Leia também

Grupo planeja investir R$ 1 bilhão em shopping, fábrica de medicamentos e hospital em SC

Nova atração dos desfiles da Oktoberfest Blumenau não ficará pronta a tempo para 2023

Oktoberfest Blumenau busca iniciativa privada para proteger marca e combater pirataria

Rede de SC cria carrinho de supermercado para animais de estimação

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp