As restrições impostas pela pandemia de Covid-19 ao setor de eventos não pouparam Raquel Loos. Produtora no ramo, a jovem, hoje com 28 anos, morava em São Paulo no início de 2020 quando foi desligada da empresa em que trabalhava. Sem emprego, ela voltou a Blumenau e decidiu empreender com um produto até fácil de encontrar na capital paulista, mas não tão comum por aqui: donut, um tipo de rosquinha bastante popular principalmente nos Estados Unidos.
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Há cerca de duas semanas Raquel abriu uma loja própria que ela diz ser a primeira de Blumenau exclusivamente voltada à massa açucarada frita, que pode receber as mais variadas coberturas. O ponto fixo, que fica em uma transversal da Antônio da Veiga, surgiu quase dois anos depois dela ter testado a primeira receita de donut, copiada de um vídeo no YouTube. Como é frequente na trajetória empreendedora, tudo foi muito difícil no começo.
— Eu nunca tinha feito doce na minha vida. Nem bolo — lembra.
Convicta de que o negócio tinha potencial, Raquel foi estudar. Por quase um ano fez um curso on-line para aprender técnicas da receita. Foram várias tentativas até chegar no ponto da massa que ela considera o ideal. No início, os pedidos vinham principalmente de parentes e amigos e eram entregues por delivery. As encomendas, no entanto, começaram a crescer, ao ponto dela ter visto a necessidade de abrir a loja.
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Mesmo sem nunca ter sido doceira, Raquel tinha outras habilidades que foram úteis na estruturação do negócio. A experiência com produção de eventos – entre eles o Sambhawaii, no clube Bela Vista em Gaspar – ajudou em noções de marketing. Com atuação também no design, ela criou a primeira identidade visual da marca, batizada de Donut com Amor. O engajamento nas redes sociais também é um trunfo. A conta no Instagram já tem mais de 8 mil seguidores. Fotos e vídeos de donuts coloridos atiçam a curiosidade e estimulam a saliva alheia.
O negócio, conta ela, vai bem. Só no último sábado, Raquel vendeu cerca de 400 donuts, um recorde pessoal até aqui. A variedade do cardápio, que também inclui cafés, chama a atenção. São 24 opções de donuts, 20 doces e quatro salgados, todos 100% feitos de forma artesanal e alguns deles com ingredientes e receitas bem típicos da região – Linguiça Blumenau e banoffee, por exemplo.
Ela agora começou a testar uma massa sem glúten, para ampliar o público-alvo. E também está estudando criar sabores rotativos para ter algo novo e diferente na estufa toda semana.

Plano para franquia
Raquel diz que já recebeu convite para montar uma loja dentro de um shopping de Blumenau. E que também foi sondada por gente interessada em tornar o negócio uma rede de franquias. Esta é uma possibilidade que está no radar, diz a empreendedora.
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Antes, no entanto, ela tem planos para abrir uma segunda unidade em Balneário Camboriú. O desejo é encontrar um ponto no badalado balneário ainda a tempo da próxima temporada de verão. Só depois disso ela deve pensar melhor em franquear a operação.
— Quero deixar o modelo de negócio redondo primeiro — pondera.
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