Você já viu um outdoor como esse da foto acima pelas ruas de Blumenau? A pergunta em letras garrafais, sem qualquer referência adicional sobre do que se trata, naturalmente desperta curiosidade – e é justamente isso que querem os autores da iniciativa. 

Continua depois da publicidade

Sem muitos spoilers: John Galt é um personagem do livro Atlas Shrugged (no Brasil, traduzido para A Revolta de Atlas, embora até mesmo uma versão com o título Quem é John Galt? já tenha sido editada). Em resumo, a obra de ficção da escritora russa Ayn Rand, publicada originalmente em 1957, questiona o tamanho e o peso do Estado na economia e defende a livre iniciativa. Há quem diga ser leitura obrigatória para empreendedores.

A ideia de espalhar esses outdoors, que recentemente também ganharam as ruas de outras cidades brasileiras como Vitória (ES), partiu de um grupo de 11 amigos da cidade, afeitos a princípios mais liberais na economia. O advogado Rafael Boskovic está entre eles. Segundo Boskovic, que também é líder do Partido Novo em Blumenau – embora a ação, garante, não tenha vinculação direta com a legenda –, a provocação foi feita para instigar mais pessoas a lerem o livro e tirarem suas próprias conclusões.

— É uma história que retrata de uma maneira muito detalhada as consequências da centralização do planejamento econômico das sociedades. É impossível ler esses livros (a história é dividida em três) e não enxergar os motivos pelos quais o planejamento econômico centralizado sempre falha — avalia.

A Revolta de Atlas é um dos mais famosos e influentes livros que retratam o papel do Estado e da iniciativa privada na sociedade — e como obra de ficção, é preciso considerar que pode ter eventuais exageros. Seu sucesso rendeu até mesmo uma trilogia no cinema, com filmes lançados em 2011, 2012 e 2014.

Continua depois da publicidade

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.