Um anúncio feito nesta quarta-feira (10) pela BMW dá sinais do que pode acontecer no futuro com a fábrica da empresa instalada em Araquari, no Norte de Santa Catarina. A montadora de carros de luxo informou que, a partir do final de 2027, irá produzir exclusivamente veículos elétricos em sua planta-mãe localizada em Munique, na Alemanha.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de SC por WhatsApp
A “transformação para a mobilidade elétrica”, segundo a BMW, demandará investimentos de 650 milhões de euros, algo próximo a R$ 3,5 bilhões pela cotação atual da moeda. O aporte compreenderá quatro edifícios, incluindo novas oficina e linha de montagem de veículos com áreas logísticas, acrescentou a montadora.
Em comunicado, a BMW destacou que “uma nova era está surgindo”, com o fim dos motores de combustão. Em 2023, seis modelos totalmente elétricos entraram na linha de produção em Munique.
O investimento na matriz abre caminho para que outras plantas da BMW pelo mundo sigam pelo mesmo caminho em breve. No caso de Santa Catarina, a fábrica de Araquari, hoje restrita a veículos a combustão, tem uma estrutura flexível e capaz de produzir qualquer modelo da marca, como destacou o diretor da planta, Otávio Rodacoswiski, em entrevista exclusiva concedida à coluna em setembro de 2022. Desde então, a premissa não mudou.
Continua depois da publicidade
Veja fotos da fábrica da BMW em SC
Para isso, no entanto, seria preciso observar o comportamento do mercado, como detalhou Rodacoswiski à época. Questionada recentemente pela reportagem do NSC Total Joinville sobre as expectativas da empresa em relação aos veículos elétricos no Brasil, a BMW disse que ainda avalia cenários e que não há definição sobre a estratégia envolvendo híbridos e elétricos para os próximos anos.
A montadora também admitiu que essa transição no Brasil deve levar mais tempo do que em outros países desenvolvidos e que, por ora, não há demanda que justifique a fabricação de carros elétricos em Araquari. Mas deixou uma “ponta solta” ao reiterar que a eletrificação é um caminho sem volta e que, até 2030, metade do mercado premium de automóveis no país deve ser movido a energia.
Enquanto a era dos elétricos não chega à planta catarinense, a BMW está ampliando a fabricação de carros a combustão em Araquari. Em dezembro, a montadora anunciou que vai aumentar em 10% a produção de carros de luxo em 2024. Onze mil unidades sairão da unidade neste ano, expansão que demandará a contratação de 50 novos funcionários.
Continua depois da publicidade
Leia também
Terrenos de antiga fábrica de móveis de SC vão a leilão 17 anos após falência
Multinacional francesa Leroy Merlin vai abrir terceira loja em SC
Jorginho reforça convite para prefeito de Blumenau se filiar ao PL
Imóveis em Blumenau ficam duas vezes mais caros que a média nacional em 2023
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp