Quase seis meses depois de ter a primeira versão do projeto rejeitada, a construtora Sherma conseguiu aprovar, junto ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope) de Blumenau, a construção de um novo prédio ao lado do antigo Centro de Saúde da Rua Itajaí, na região do Centro Histórico. Para conseguir o aval do colegiado na última quarta-feira (31), a empresa precisou reduzir a altura do empreendimento.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Na proposta original, a construtora previa erguer um edifício misto, de 25 andares, com lojas, salas corporativas e lofts, totalizando quase 23 mil mil metros quadrados. Mesmo com uma redução para 21 pavimentos, a ideia foi vetada pelo Cope em uma reunião em dezembro passado. A maior parte dos conselheiros concordou, na ocasião, com argumentos da prefeitura para frear o projeto. Entre eles, o de que o prédio seria muito alto, o que poderia limitar a vista do teleférico que deve ser implantado no futuro ligando o Frohsinn à Prainha.
Desta vez, a Sherma levou para análise do Cope um empreendimento mais enxuto, com apenas nove pavimentos – mais dois de subsolo para estacionamento, com cerca de 200 vagas – e 26 metros de altura. A área construída, em relação à ideia original, foi reduzida pela metade, para 11 mil metros quadrados. Mais baixo, o projeto não teve problemas para ser aprovado. A proposta prevê lojas no térreo, um mezanino comercial, um andar para 25 salas corporativas e outros seis para apartamentos entre 34 e 75 metros quadrados.


Na mesma reunião, o Cope também aprovou o projeto que prevê a construção de um edifício na esquina da Rua Floriano Peixoto com a Rua 7 de Setembro, no Centro de Blumenau. O colegiado, vale lembrar, avalia apenas os impactos dos empreendimentos sobre o patrimônio histórico da cidade, sobretudo o visual. Para avançarem e saírem do papel, as obras ainda precisam seguir outros ritos necessários dentro da prefeitura.
Continua depois da publicidade
Leia também
Agro tem crescimento “chinês”, puxa PIB na largada de 2023 e manda recado a Lula
Catarinense Tirol adquire direitos para produzir e vender marca de laticínios Paulista
Presidente revela desejo da Câmara de Blumenau em ter mais vereadores e cita número
SC cobra “lição de casa” da Coteminas para avaliar incentivos fiscais à Shein
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp