Morreu nesta sexta-feira (13), aos 82 anos, Ingo Müller, um dos idealizadores da Ceval, gigante nacional do ramo de alimentos entre as décadas de 1970 e 1990. Ele estava internado há cerca de um mês na UTI do Hospital Santa Catarina, em Blumenau, já com a saúde bastante debilitada, segundo familiares.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
Executivo da Cia. Hering nos anos 1970, Ingo ajudou a criar a Ceval, que se tornaria uma das maiores indústrias de alimentos do Brasil. Foi ele quem enviou, na época, uma carta ao prefeito de Gaspar solicitando a doação de um terreno para a implantação de uma pequena planta de processamento de soja.
A Ceval começou a operar em 1973, chegou a comprar a Seara e em pouco tempo se tornou uma das maiores exportadoras de grãos do mundo, com faturamento superior inclusive ao da própria Hering. A empresa criou marcas até hoje consagradas no mercado, como o óleo de soja Soya. Em 1997, no entanto, a Cia. Hering decidiu concentrar esforços na operação têxtil e vendeu a empresa para a Bunge.
Ingo, também chamado carinhosamente de Milinha por familiares e amigos, era filho de Heriberto Müller, professor que hoje dá nome a uma escola no bairro Fortaleza. Além do legado empresarial, ele também tinha um forte lado comunitário, com vínculo com o Lions Clubs. A filha Patrícia Müller lembra que há muitos anos o pai idealizou uma espécie de olimpíada para crianças.
Continua depois da publicidade
— Onde tinha um bolinho, uma rodinha de gente, ele estava no meio. Era uma pessoa muito divertida, sempre querendo viver aventuras, muito engajada em questões sociais — recorda.
Ingo lutava contra complicações no estado de saúde, agravadas depois de sofrer um AVC há 12 anos. Ele deixa a esposa, Ana Magrit Müller, além das filhas Patrícia e Luciana, três netos e um bisneto. Nas redes sociais, Patrícia escreveu: “Sexta-feira 13, dia que meu pai sempre disse ser seu dia de sorte. Mais uma vez foi… Descansou hoje, e tenho certeza que deixou uma grande história e já está fazendo bagunça lá em cima!”. O velório acontecerá a partir das 7h deste sábado (14) na Igreja Luterana, em Blumenau.
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.