Uma em cada quatro infrações de trânsito cometidas em Santa Catarina em 2022 ocorreu em Florianópolis ou Balneário Camboriú. Dados do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) compilados pela coluna mostram que, juntas, as duas cidades foram responsáveis por 339 mil dos quase 1,3 milhão de registros feitos entre janeiro e julho, o equivalente a 26% do total — nem todos viram multa ou rendem pontos na carteira.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

No período analisado, Florianópolis e Balneário Camboriú, que costumam concorrer pelo título de principal destino turístico do Estado, também travaram uma “luta” pela cidade com o maior número de ocorrências. A Capital ficou na frente por pouco: 169.680 a 169.390. Em comum, além de praias badaladas, ambas têm uma vida noturna agitada, o que ajuda a explicar a incidência maior de infrações.

A terceira colocada da lista é Chapecó, já bem atrás, com 99.035 infrações de trânsito nos primeiros sete meses do ano, seguida por Criciúma (84.795) e Joinville (70.689).

Em relação ao tipo de infração, no Estado a mais frequente é, com folga, excesso de velocidade. Foram 300,1 mil ocorrências de motoristas que transitaram até 20% mais rápido do que deveriam.

Continua depois da publicidade

Na segunda posição aparece uma infração de ordem mais burocrática, que diz respeito ao registro do veículo em caso de transferência de propriedade. Não usar cinto de segurança e avançar o sinal vermelho surgem em seguida (veja na tabela abaixo).

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também​

Blumenau busca inspiração na Disney para os desfiles de Natal; veja datas e carros alegóricos

A nova estratégia da Cooper é comprar pequenos mercados

Os dois cenários em que Moisés não lidera a pesquisa Ipec ao governo de SC

Círculo investe R$ 40 milhões em fábrica de Gaspar

Blumenau quer "importar" o Papai Noel original da Lapônia para o Natal