Aumentou em 7% o número de registros de inadimplentes em Blumenau no primeiro semestre deste ano, de acordo com relatório divulgado na última semana pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) a partir de dados coletados junto à Boa Vista SCPC.
Continua depois da publicidade
O indicador leva em conta a quantidade de cadastros de dívidas vencidas e não pagas e representa o dobro dos 3,5% verificados na média estadual no mesmo período.
O desempenho de Blumenau é o pior entre 10 cidades pesquisadas pela Facisc – completam a lista Florianópolis, Joinville, Rio do Sul, Tubarão, Chapecó, Caçador, Criciúma, São Bento do Sul e Lages.
No resultado acumulado em 12 meses – ou seja, entre junho de 2018 e junho de 2019 –, a inadimplência entre os blumenauenses subiu 8,1%, também a mais alta entre os municípios pesquisados. A média em Santa Catarina foi de 1,1%.
Por outro lado, a mesma pesquisa mostra que o indicador de recuperação de crédito em Blumenau cresceu 16% no primeiro semestre deste ano. Foi o maior avanço entre os municípios avaliados, e bem acima da média de SC, que chegou a 5,8%.
Continua depois da publicidade
Os números sugerem um comportamento específico do blumenauense: ao zerar dívidas anteriores, ele parte para novas compras, gerando um novo endividamento.
Segurança cibernética
Segurança cibernética será o tema de um evento que o Núcleo de Gestores de TIC da Acib promove nesta quarta-feira à tarde no auditório do Centro Empresarial de Blumenau. Entre os convidados estão Ivo Peixinho, perito criminal da Polícia Federal, e Marcelo Lau, especialista em segurança de redes e ciência forense. Mais informações: bit.ly/eventoacib.
Aplicativo
A Câmara de Vereadores de Blumenau lançou um aplicativo para celular onde é possível acompanhar o trabalho dos parlamentares e da casa.