Imagens obtidas pela coluna revelam como ficará o Hospital Santo Antônio, de Blumenau, após a construção de uma nova torre que agregará mais de 100 novos leitos à unidade hospitalar. A coluna antecipou detalhes do projeto em setembro do ano passado. O estudo de impacto de vizinhança (EIV) já tramita na prefeitura e a expectativa da direção é que tudo seja aprovado ainda neste ano.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A expansão do Santo Antônio já vem sendo debatida há mais tempo, mas a proposta sofreu alterações. No início a ampliação estava prevista para os fundos do hospital, mas as condições do solo, próximo do rio, deixariam a obra mais cara. Agora a ideia é subir uma torre de 10 andares no lugar de um imóvel mais antigo, quase em frente à passarela. O projeto prevê inclusive um heliponto no terraço.
Veja fotos do projeto
O investimento previsto é de R$ 65 milhões apenas em obras físicas – ainda seriam necessários mais recursos para comprar máquinas e equipamentos. A estrutura prevê um novo centro cirúrgico e andares destinados a especialidades médicas, diz o gerente-geral do Hospital Santo Antônio, Rafael Bertuol. Com as licenças e dinheiro em caixa, o plano é tirar a obra do papel em até 24 meses.
Continua depois da publicidade
A direção do hospital agora busca apoio financeiro para a ampliação. Na terça-feira (2), o governador Jorginho Mello (PL) esteve na unidade antes de ir até o Complexo do Sesi. A visita não constava na agenda oficial divulgada pelo governo no dia anterior e a expansão não era a pauta principal do encontro, mas foi abordada.
O presidente do Conselho Curador do Santo Antônio, Tadeu Avi, confirmou à coluna que há articulações com o governo do Estado para a busca de recursos para a obra. O hospital deve oficializar em maio novos investimentos em ressonância magnética. Jorginho deve ser convidado para a inauguração. Internamente, há a expectativa de que o governador compareça e traga boas notícias sobre o pleito.
Em 2023, o Santo Antônio tratou 283 mil pacientes. Cerca de 93% dos atendimentos do hospital são realizados via SUS.
Leia também
Câmara de Blumenau aprova reajuste no salário e vale-alimentação dos servidores da prefeitura
Continua depois da publicidade
Rede de supermercados vai investir R$ 50 milhões na 21ª loja em SC
DNIT estima prazo para liberar viaduto no cruzamento entre as BRs 470 e 101
Impasse com o Sesi ameaça deixar futebol de Blumenau mais um ano sem estádio
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp