A Spaten finalizou o projeto cenográfico da Oktoberfest Blumenau 2023. A coluna teve acesso em primeira mão a imagens que mostram como ficará a Vila Germânica em outubro.
Continua depois da publicidade
Os três setores terão seus nomes mantidos: Munique (setor 1), Spaten (setor 2) e Blumenau (setor 3), numa ideia em que a cervejaria conecta as cidades que protagonizam as duas maiores Oktoberfests do mundo. Já o setor 4 passará a se chamar Spaten Platz, novidade já antecipada pela coluna.
O projeto cenográfico é assinado pela Guru, agência de comunicação de Florianópolis. A execução ficará a cargo do escritório de arquitetura Wolff&Pack.
Confira os detalhes anunciados pela Spaten
Pavilhão Munique
Munique sempre encantou os visitantes com sua energia contagiante, manifestada nos trajes típicos, na gastronomia tradicional e na união de uma comunidade, brindando sob tendas com a autoridade da maior das Oktoberfests. A ambientação traz os famosos barris do bierwagen de Spaten, com a tampa icônica da marca, e também nas luminárias, como a guirlanda de ferro com a gravação “1397”, ano de fundação da cervejaria. Com diversas texturas de madeira, estruturas e vigas, a ambientação cria uma atmosfera verdadeiramente alemã na Vila Germânica.

Pavilhão Spaten
A autoridade de uma cerveja que atravessa o tempo, criou seu próprio estilo e se tornou símbolo das duas maiores Oktoberfests do mundo. Sua força é exaltada no contraste do dourado com o verde, na persistência de suas texturas e volumes que misturam tons de madeira e a cromática proprietária, um convite a imersão no universo cervejeiro, como o primeiro gole, ou primeiro brinde, cativando com simplicidade e elegância atemporal que só Spaten tem.
Continua depois da publicidade
Pavilhão Blumenau
O fio e a linha como elemento identitário, elementos representativos da força industrial têxtil que percorreu o tempo com autoridade em Blumenau. É preciso ver os volumes e a poética visual do passar do tempo, onde percorremos os olhos e vemos o tecer de uma trama forte, laboriosa e representativa de uma comunidade que se fez unida no trabalho, na superação e nas festas. As tramas do enxaimel se misturam com as tramas dos tecidos, unindo esses elementos tão icônicos da capital da cerveja.
Pavilhão Spatenplatz
O tradicional se mantém e ganha autoridade com o tempo, pois unir tradição e vanguarda requer força. É na história da Spaten, de Munique, de Blumenau e de um legado de Oktoberfests que nos reinventamos. A manutenção fiel das origens formais e a ousadia de desbravar novos territórios remodelam as formas, trazendo a arquitetura moderna como um convite ao novo, rompendo paradigmas e construindo um futuro com a autoridade de quem reafirma sua força.
