Imagens inéditas apresentadas na tarde desta quarta-feira (29) em uma reunião do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope) de Blumenau revelam como ficará o icônico Grande Hotel após uma ampla reforma. O prédio histórico, projetado pelo renomado arquiteto Hans Broos, foi arrematado em leilão em 2019 pelo empresário Lindomar Vasconcelos, que já tem outros hotéis e negócios no varejo na região Norte do país.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

As projeções, feitas pelo escritório Indi Arquitetura, confirmam que o novo proprietário tem a intenção de manter as características iniciais do empreendimento – ele chegou a ter uma ideia diferente, mas foi convencido por técnicos da prefeitura a preservar a maior parte da arquitetura original.

Veja mais fotos do projeto de restauração do Grande Hotel

A apresentação ficou a cargo do engenheiro Anderson Soares, responsável pelo projeto. Aos conselheiros, que no fim aprovaram a intervenção, ele disse que o investidor tem pressa para iniciar a reforma. A estimativa é que os trabalhos iniciem em 2024. Mas eles devem levar algum tempo até serem concluídos. Soares estimou pelo menos dois anos de obra.

Continua depois da publicidade

— Neste momento, além do alvará de reforma, já estamos trabalhando no projeto preventivo de incêndio — diz.

A maior mudança no futuro empreendimento será a quantidade de apartamentos. O Grande Hotel original tinha 88 unidades. Agora, sob nova direção, esse número deve aumentar para 116, mesmo sem ampliação de área – os quartos ficarão um pouco menores. Embora o martelo ainda não esteja 100% batido, a tendência é que o nome do hotel também seja mantido.

Outra intervenção deve ser a criação de um rooftop, com um bar com vista privilegiada para o Centro Histórico da cidade.

Leia também

Como a “sorte sorriu” e vai ajudar fábrica de luminárias de SC a faturar R$ 400 milhões

Estacionamento na Rua XV em Blumenau pode virar calçadão com lojas e prédio residencial

Casarão histórico no Centro de Blumenau busca um novo inquilino; veja fotos

Varejista marca data para abrir loja em Balnéario Camboriú e mira duas cidades vizinhas

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp