A direção do Hospital Beatriz Ramos, de Indaial, formalizou nesta segunda-feira (26) uma parceria com as empresas Angiocor e Neuromax, ambas com atuação reconhecida na região, para a implantação de um novo centro especializado em serviços de hemodinâmica, cardiologia e neurologia.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A futura estrutura terá mil metros quadrados de área e será erguida em um espaço anexo à unidade hospitalar, cedido pela administração do Beatriz Ramos. A coluna já havia antecipado em abril que o hospital buscava parceiros para tirar o projeto do papel.
As duas empresas vão entrar com o dinheiro para a construção. O investimento está estimado em R$ 12 milhões. Metade deste valor será destinada a equipamentos para atendimentos de alta complexidade nessas áreas, além de pesquisa clínica.
Pelo acordo, Angiocor e Neuromax poderão aproveitar o fluxo do hospital para explorar atendimentos de convênios particulares e privados. Em contrapartida, deverão prestar atendimentos ambulatoriais e hospitalares pelo SUS dessas especialidades em casos de emergência.
Continua depois da publicidade
Segundo o Beatriz Ramos, o nomeado Instituto Cardio Neuro Vascular contará com tecnologia avançada e tratamentos modernos em medicina cardiovascular. As obras devem começar em breve, assim que as autorizações foram concedidas. A previsão é que as atividades iniciem no segundo semestre de 2024.
– É uma forma (a parceria) muito positiva para trazer sustentabilidade financeira e equilíbrio econômico para o hospital. Quem tem a ganhar é a população de Blumenau e região – diz Adriane Ferrari, interventora do Beatriz Ramos.
A implementação do serviço deve gerar um efeito cascata. Hoje o Beatriz Ramos não faz atendimentos em cardiologia, por exemplo. Os pacientes que chegam à unidade são enviados a Blumenau. Com a nova clínica, será possível desafogar filas na cidade vizinha.
Além de Adriane, participaram da construção da aliança os médicos Adrian Kormann (cardiologista intervencionista), Michael Lang (neurocirurgião) e Cláudio Kroda (anestesiologista). Trata-se de um bom exemplo de como poder público e iniciativa privada podem juntar forças para melhorar o atendimento à saúde da população.
Continua depois da publicidade
Leia também
Empresa de SC ícone da moda fitness entra em recuperação judicial
Com 123 lojas no varejo, catarinense Koerich decide investir no atacado
Onde o morador de Blumenau mais vai gastar em 2023, segundo pesquisa
Prédio que já foi símbolo do setor tecnológico de Blumenau está à venda por R$ 15 milhões
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp