Negócio fechado: a Unimed Blumenau vai comprar o Hospital Santa Catarina. A aquisição foi aprovada por médicos cooperados e membros da União Paroquial Luterana, mantenedora da centenária unidade hospitalar, inaugurada em 1920, em assembleias simultâneas realizadas na noite desta quinta-feira (23). O valor do negócio não foi divulgado.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

As diretorias das duas partes já haviam acertado os termos da operação, como antecipou a coluna, mas a aprovação com maioria de votos nas assembleias era condição necessária para que a venda fosse concretizada. O contrato deve ser assinado nesta sexta (24). A expectativa da Unimed é assumir a gestão do Hospital Santa Catarina em julho. Até lá, equipes trabalharão na transição.

Os bastidores da proposta de compra do Hospital Santa Catarina pela Unimed Blumenau

Segundo o diretor executivo da Unimed, Vitor Helmann, nada muda nas diretrizes da gestão. O foco da cooperativa será reforçar as práticas de qualidade e manter os padrões de excelência do hospital, condição colocada pelos luteranos para que o negócio avançasse.

Continua depois da publicidade

Uma das primeiras medidas que a Unimed deve tirar do papel é uma ampliação do centro cirúrgico, com a instalação de quatro novas salas cirúrgicas. O projeto já está pronto e o prazo de conclusão das obras é de oito meses. A criação de mais leitos de internação também está nos planos.

Em paralelo, a cooperativa mantém no radar a intenção de finalizar a estrutura, hoje abandonada, do hospital que começou a ser construído junto ao pronto-atendimento no bairro Vila Nova. A ideia é finalizar a edificação e torná-la uma unidade referência em maternidade e pediatria.

As conversas entre as partes iniciaram em fevereiro e avançaram rapidamente. Antes disso, a Unimed Blumenau tentou firmar uma parceria com a Associação Congregação Santa Catarina (ACSC), mantenededora do Hospital Santa Isabel, que acabou não vingando.

Relembre grandes empresas de Blumenau que foram vendidas

Continua depois da publicidade

Leia também

Tradicional concessionária de veículos de Blumenau investe R$ 4,6 milhões em nova loja

Prefeitura rebate Ablutec, diz que vai à Justiça e crava Festival da Cerveja em Blumenau

Balneário Camboriú tira o Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau

Restaurante de Pomerode com cardápio fora do óbvio prepara rede de franquias

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp