O Hospital Santo Antônio, de Blumenau, está projetando uma ampliação do pronto-socorro. A proposta inclui a construção de um novo prédio de dois pavimentos em um terreno ao lado da unidade hospitalar. Esta futura área deve se dedicar à pediatria, enquanto a atual estrutura concentraria atendimentos ao público adulto.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A nova expansão ainda é embrionária. A direção do hospital faz as contas sobre o tamanho do investimento necessário. Uma das alternativas mais prováveis é que o recurso seja captado junto à iniciativa privada, admite Tadeu Avi, presidente do Conselho Curador do Santo Antônio.

Há conversas adiantadas para que a prefeitura de Blumenau colabore com o projeto, bancando a desapropriação de imóveis. A contrapartida municipal giraria em torno de R$ 3 milhões.

Imagem mostra como ficará a futura estrutura do hospital (Foto: Divulgação)


Este novo pronto-socorro é um projeto à parte da expansão já confirmada pelo Hospital Santo Antônio. Como a coluna antecipou, a unidade vai criar mais 110 novos leitos, quatro novas salas cirúrgicas, serviços de hemodinâmica, central de materiais e esterilização, farmácia, restaurante e clínicas de apoio em um novo prédio de 10 andares, com heliponto no terraço.

Continua depois da publicidade

Neste caso, o investimento é estimado em R$ 62 milhões, com contrapartida da unidade hospitalar. O recurso virá de um convênio com o governo do Estado formalizado em abril. As obras devem começar em janeiro.

Em paralelo, o Hospital Santo Antônio também está se preparando para absorver, a partir de agosto, atendimentos de oncologia antes prestados pelo Hospital Santa Isabel, que considera essa especialidade deficitária, e deve iniciar em breve a realizar transplantes de medula óssea.

Imagens revelam projeto da nove torre do hospital

Leia também

Animação produzida em SC é indicada ao “Oscar” do cinema brasileiro

Curso de graça em Blumenau mira “maturidade digital” para profissionais com mais de 40 anos

Disputa pelos maiores arranha-céus de Balneário Camboriú ganha um concorrente de peso

Restaurante de SC se inspira em Senhor dos Anéis, cria jantar medieval e sonha com parque

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp