Os primeiros 100 de um total de 500 respiradores pulmonares encomendados pelo governo de Santa Catarina junto à WEG, entregues nesta terça-feira (26), já têm destino definido. Quarenta deles virão para o Vale e serão distribuídos entre os hospitais Marieta Konder Bornhausen (20), de Itajaí, Oase, de Timbó (10), e Azambuja, de Brusque (10). Nenhum deles virá a Blumenau. A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta (27) para onde irão os aparelhos (veja na relação abaixo).
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Na última semana, em uma videoconferência organizada pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), o prefeito Mario Hildebrandt havia pedido ao governador Carlos Moisés aparelhos para equipar os 15 novos leitos de UTIs que serão habilitados na cidade — dez no Hospital Santa Isabel e cinco no Hospital Santo Antônio.
Desde então, nas coletivas de imprensa diárias em que presta contas sobre o enfrentamento à Covid-19, Hildebrandt reforçou a reivindicação, alegando que a contribuição ajudaria a reduzir o investimento previsto de cerca de R$ 6 milhões para R$ 5 milhões.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os critérios da entrega respeitam a taxa de ocupação de leitos e o número de casos positivados das últimas 48 horas.
Para onde vão os primeiros 100 respiradores fornecidos pela WEG:
Continua depois da publicidade
10 – Hospital São José (Joinville)
10 – Hospital Regional do Oeste (Chapecó)
20 – Hospital Marieta Konder Bornhausen (Itajaí)
10 – Hospital São José (Criciúma)
13 – Hospital e Maternidade Tereza Ramos (Lages)
10 – Hospital Terezinha Gaio Basso (São Miguel do Oeste)
10 – Hospital OASE (Timbó)
10 – Hospital Azambuja (Brusque)
*Outros sete equipamentos, informou a Secretaria de Estado da Saúde, permanecerão como reserva técnica para suprir eventuais situações de emergência.
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.