A Honda, multinacional japonesa de automóveis, montou uma fábrica em Itajaí. Inaugurada na terça-feira (3), a unidade vai fabricar cerca de 300 conjuntos de transmissão (câmbio) por dia para veículos da marca, segundo informou a prefeitura. O valor do investimento feito pela montadora não foi divulgado.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Os componentes feitos em Santa Catarina serão enviados para a unidade da Honda em Sumaré (SP). Eles vão equipar os motores dos modelos New City Sedan e New City Hatchback e, futuramente, também do Novo HR-V, recém-lançado pela montadora e que passará a ser vendido no Brasil a partir de agosto.
Em uma segunda etapa, os conjuntos serão transferidos para a fábrica de Itapirina (SP), onde são montados os automóveis da marca.
A unidade da Honda em Itajaí fica dentro do complexo da Multilog, na rodovia Antonio Heil. A planta catarinense, segundo o site AutoEsporte, tem cerca de 10 funcionários. A estrutura portuária pesou na escolha pela cidade, já que há ganhos de agilidade no processo de importação de peças, que chegam pela região.
Continua depois da publicidade
— A estrutura portuária e viária de Itajaí atende as atuais necessidades da Honda. Estamos confiantes nas parcerias estabelecidas no estado de Santa Catarina, que permitirão criar um fluxo estável em nossa cadeia de suprimentos — disse Otávio Mizikami, vice-presidente industrial da Honda Automóveis do Brasil, em comunicado oficial da montadora.
A Honda atua no Brasil há 30 anos e já entregou mais de 2 milhões de automóveis no país.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Havan capta R$ 550 milhões em primeiro movimento no mercado de capitais
Venda de empresa de TI de Blumenau pode sair por mais de R$ 600 milhões
Rede de lojas vai fechar unidade em Blumenau e culpa alta de custos
Retirada de decoração revela “tesouro” escondido na Vila Germânica em Blumenau
Produtos criados por alunos rendem inédito pagamento de royalties à Furb
Revitalização da Rua XV de Novembro em Blumenau vai incluir transversais