No período mais difícil para a economia brasileira em meio à crise provocada pelo novo coronavírus, a Cia. Hering viu a receita líquida de vendas despencar 67% no segundo trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2019 — de R$ 359,9 milhões para R$ 118,8 milhões. No acumulado do primeiro semestre, o indicador fechou com baixa de 46,7%, com queda de R$ 733,9 milhões para R$ 390,9 milhões. Os números foram apresentados na última sexta-feira (14).

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Foi justamente entre os meses de abril e junho que a quarentena atingiu com mais força o setor produtivo, com paralisação de uma série de atividades e fechamento do comércio. Com modelo de negócios sustentando fortemente pelo varejo físico, a Hering foi duramente atingida e precisou fazer ajustes na operação. Elas incluíram suspensão de contratos, redução de jornada e salários e demissão de 750 funcionários em todo o país – 140 deles apenas em Blumenau.

A companhia anunciou ainda em março que fecharia a sua rede de lojas em função da pandemia. A reabertura começou a ser feita de maneira gradual somente no fim de abril. Até o final de junho, no entanto, só 62% das unidades já estavam funcionando – e a maioria só voltou a operar na segunda quinzena daquele mês, com horário reduzido em muitos estados.

“Com a instabilidade nas aberturas de lojas, horário de funcionamento reduzido e limitação de circulação de consumidores nas ruas e shoppings, a performance dos canais físicos apresentou queda acentuada com expressiva retração no indicador de número de peças vendidas”, disse a companhia em documento que apresentou os resultados do trimestre.

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Boom do e-commerce

Por outro lado, a pandemia fez disparar as vendas feitas pela internet. Se no segundo trimestre de 2019 o e-commerce da companhia faturou R$ 15 milhões, em 2020 a receita subiu para R$ 40 milhões, alta de 165%. No semestre, a expansão chegou a 105,1%. Foram mais de 20 mil pedidos via WhatsApp e investimentos para redução do prazo de entrega. Em julho, o indicador continuou subindo: 150% frente ao mesmo mês do ano passado.

O desempenho do e-commerce ficou longe de compensar as perdas com o varejo físico, mas indica um caminho de oportunidades. Em apresentação a analistas e agentes de mercado, a companhia destacou que o objetivo é ampliar a representatividade do canal virtual na receita total de 4%, resultado de 2019, para 20% em 2021.

“A Cia. está absolutamente confiante de que mesmo depois de restabelecido os demais canais físicos com a retomada das lojas, a penetração da web em patamares elevados será mantido”, anotou a Hering no documento.

Lucro alto

Um dado que chama a atenção do balanço financeiro da Cia. Hering foi a disparada de 211,8% no lucro líquido do segundo trimestre de 2020 na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado passou de R$ 40,6 milhões para R$ 126,8 milhões.

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É um número atípico por uma razão: em maio a companhia conseguiu na Justiça direito a reaver um crédito tributário após trânsito em julgado (sem possibilidade de novos recursos) de uma ação de anos que questionava a incidiência de ICMS na base de cálculo das contribuições do PIS e da Cofins. Isso resultou em um valor líquido, no resultado financeiro, de R$ 110,1 milhões.

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