Causou surpresa dentro da prefeitura de Blumenau o teor de um requerimento aprovado pela Câmara de Vereadores que questiona se existe projeto ou previsão para a implantação de um heliponto na Prainha. A indagação sobre a possibilidade de uma estrutura para pousos e decolagens de helicópteros na área de lazer às margens do Rio Itajaí-Açu partiu do vereador Almir Vieira (PP).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
O parlamentar alega atender a uma solicitação de empresários interessados no espaço, que para ele também poderia servir de base para operações de resgate do helicóptero Arcanjo. À coluna, Vieira disse que o heliponto não necessariamente precisaria ser na Prainha. A sugestão pelo local se deve ao fato dele ficar na região central e já estar em obras.
O secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron, diz desconhecer a demanda por um heliponto naquela área. Já o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, diz que a estrutura ali não faz sentido.
A Prainha, lembra Greuel, está sendo recuperada para servir de alternativa de lazer à comunidade, com pista de caminhada, playground e shows na concha acústica. Ali também será instalada uma base de embarque do futuro teleférico que ligará a área até o Frohsinn.
Continua depois da publicidade
Por se tratar de documento oficial aprovado pela Câmara, o Executivo tem prazo para responder o requerimento. Mas desde já parece ser muito claro que a presença de helicópteros em um local que será de muito movimento de pessoas não é uma boa ideia.
Essenciais
Restaurantes, lanchonetes e cafeterias agora são consideradas atividades essenciais em Blumenau. O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) sancionou o projeto de lei proposto pelo vereador Egídio Beckhauser (Republicanos).
No contexto da pandemia, a legislação tem eficácia praticamente nula se o governo do Estado aplicar restrições a esses estabelecimentos. Ainda assim, a medida foi comemorada pelo setor gastronômico porque, na avaliação de empresários, cria segurança jurídica caso a decisão fique por conta do município.
Museu
Lançada nesta semana, a campanha institucional Sempre Vale Europeu, que marca uma nova estratégia de promoção turística da região, propõe, entre outras medidas, a construção de um museu dedicado ao estilo arquitetônico enxaimel.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Dona de seis shoppings em SC, Almeida Junior pede registro de companhia aberta
Cooper vai investir em lojas menores para acelerar expansão
Gisele Bündchen posa com conjunto de yoga criado por designer de Blumenau
Blumenau avalia impacto de obra de condomínio com 270 apartamentos no bairro Fortaleza
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram