Depois de uma tentativa frustrada no ano passado, a Havan retomou os planos de entrar na Bolsa de Valores. A rede de lojas de departamento fundada em Brusque lançou um site direcionado a futuros investidores. Páginas de RI (relação com investidores) são usadas por companhias de capital aberto para informar acionistas sobre movimentações de mercado e indicadores financeiros do negócio.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Além do site, a varejista está divulgando um vídeo onde o empresário Luciano Hang e funcionários de várias áreas apresentam números da empresa. Entre eles, mais de 160 lojas em todo o Brasil – algumas delas com praça de alimentação e até cinema –, 20 mil funcionários, 1,4 milhão de metros quadrados de área construída e R$ 1,4 bilhão destinados a compras de fornecedores apenas no primeiro trimestre de 2021.

Chama a atenção no material, no entanto, o espaço dedicado a investimentos em tecnologia por meio da Havan Labs, braço digital da rede. No vídeo, a Havan destaca que as vendas pela internet da rede tiveram alta de 863% entre janeiro e março deste ano frente o mesmo período de 2020. Em uma passagem, um executivo da companhia diz que “nós revolucionamos o varejo físico e vamos fazer o mesmo com o digital”.

A ênfase no digital parece ser uma resposta ao mercado. O desempenho tímido no e-commerce teria sido um dos fatores que pesaram contra a Havan na primeira tentativa de abrir capital. A varejista catarinense pretendia fazer sua estreia na Bolsa avaliada em pelo menos R$ 70 bilhões, mas as projeções não passaram de R$ 60 bilhões, conforme destacou reportagem da revista Exame em outubro passado.

Continua depois da publicidade

A apresentação acrescenta ainda aportes feitos na estrutura logística, ressaltando a destinação de R$ 200 milhões nos últimos dois anos para a modernização do Centro de Distribuição do grupo instalado em Barra Velha. A estrutura processa um milhão de produtos e movimenta mais de 300 caminhões por dia, segundo a empresa.

Apesar do novo movimento que sinaliza a abertura de capital, a empresa informou via assessoria de imprensa que ainda não há previsão de relançamento da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). A empresa chegou a apresentar uma IPO em 2020, mas suspendeu o processo.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram