Um grupo de mais de 150 empresários catarinenses e mineiros está mobilizando investimentos no Litoral Norte de Santa Catarina que devem chegar a R$ 1 bilhão. O pacote inclui a construção de um shopping em Balneário Piçarras, assunto já destacado pela coluna, e a implementação de uma fábrica de medicamentos e de um hospital, além de ações na área social.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O empresário Paulo Matos, que está à frente do projeto do shopping, é um dos líderes desse clube de negócios, que envolve uma empresa de capital fechado chamada Imperium. Segundo ele, o objetivo é incentivar o desenvolvimento econômico, mas também investir em ações sociais para suprir carências da região.
Enquanto o projeto do shopping já caminha, o grupo negocia a instalação de uma indústria farmacêutica de genéricos às margens da BR-101, também em Balneário Piçarras. O nome da empresa ainda é mantido sob sigilo, mas à coluna Matos garante se tratar de uma marca “de renome nacional”.
O empresário estima que apenas este projeto deve demandar investimentos de R$ 380 milhões, com geração de até 800 empregos.
Continua depois da publicidade
— A questão agora é só burocrática. Estamos negociando incentivos fiscais, como o ISS — diz Matos.
Em paralelo, o grupo também discute a possibilidade de construir um hospital regional que possa atender as demandas de cidades como Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí e Balneário Camboriú. Segundo Matos, uma reunião na próxima semana com prefeitos da região vai tratar do assunto.
Entre outras ações mapeadas também estão programas de capacitação profissional e investimentos em educação e em startups, acrescenta Matos.
Leia também
Nova atração dos desfiles da Oktoberfest Blumenau não ficará pronta a tempo para 2023
Oktoberfest Blumenau busca iniciativa privada para proteger marca e combater pirataria
Rede de SC cria carrinho de supermercado para animais de estimação
Antiga fábrica de empresa têxtil de Blumenau que faliu tem um novo dono
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp