A Castertech, empresa que pertence ao grupo gaúcho Randon, arrematou por R$ 87 milhões a unidade de fundição e usinagem da Menegotti instalada em Schroeder, no Norte de Santa Catarina. O leilão aconteceu na tarde desta sexta-feira (11). O lance, único na disputa, foi superior ao valor mínimo de R$ 71,5 milhões.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A aquisição ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e outros órgãos. A expectativa é que o negócio seja concluído no terceiro trimestre deste ano.

“Com mais esta aquisição, a companhia objetiva aumentar a capacidade instalada de fundidos e usinados, ampliando a atuação nesse mercado, que está em franco crescimento, impulsionado pelos setores automotivo e do agronegócio”, afirmou a Randon em comunicado ao mercado.

Segundo Pauline Menegotti Horn, CEO da Menegotti, metade do valor da venda será usada para pagar passivos da recuperação judicial do grupo. O restante vai abastecer o fluxo de caixa da companhia. Com esse volume de recursos, a meta é crescer aumentando estoques, lançar novos produtos e ampliar e modernizar a capacidade produtiva, informa a executiva.

Continua depois da publicidade

Além da necessidade de levantar capital financeiro, o conhecimento de que havia empresas interessadas na unidade motivou o negócio, acrescenta Pauline.

– A compradora poderá dar melhores condições ao negócio e colaboradores, fazendo com que continuem crescendo e prosperando em uma escala ainda maior – destaca.

A planta de fundidos de Schroeder tem cerca de 450 funcionários, que serão absorvidos pelo grupo Randon. A compradora tem sede em Caxias do Sul e fornece produtos para montadoras de caminhões, ônibus, semirreboques, sistemas automotivos, para o segmento agrícola e ao mercado de peças de reposição.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Continua depois da publicidade