A US Cargo Transporte e Logística, transportadora com matriz em Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, entrou em recuperação judicial. A decisão que deferiu o pedido foi publicada em 20 de outubro e dá prazo de 60 dias para que a empresa apresente um plano de como pretende pagar as dívidas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Ao recorrer à Justiça em busca da reestruturação dos negócios, a US Cargo alegou que vem passando por dificuldades financeiras desde o início da pandemia de Covid-19. A decretação de situação de emergência no início de 2020, a suspensão de atividades consideradas não essenciais de clientes e, mais recentemente, o aumento de insumos como o óleo diesel – que em algumas rotas chegou a representar 55% do custo do frete –, somado a perdas com acidentes de trânsito envolvendo a frota, agravaram o quadro.

A relação de credores apresentada no processo aponta uma dívida na casa dos R$ 25 milhões, a maior parte com instituições financeiras e fornecedores. Fundada em 2011, a US Cargo atua com transporte rodoviário e armazenamento e distribuição de cargas. Além da matriz em Guaramirim, que atende a região Norte, o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis, a empresa também opera em outros estados, como São Paulo, Pernambuco, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Prevista em lei, a recuperação judicial é uma espécie de última cartada de empresas que precisam reorganizar as atividades e o fluxo de caixa para honrar compromissos e evitar a falência. O mecanismo oferece benefícios como a suspensão de ações contra a requerente e proibição de interrupção de serviços essenciais à operação, como o fornecimento de energia elétrica. Um dos principais objetivos é preservar a função social de um negócio, como a geração de emprego e o estímulo à economia.

Continua depois da publicidade

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Acesse também

Boicote a empresas em SC provoca reações de repúdio e processos na Justiça

Altona investe R$ 166 milhões em cinco anos

Grupo nacional de saúde escolhe Blumenau para implantar policlínica para funcionários

Bloqueios nas estradas voltaram a escancarar um velho problema da nossa economia