Não restam mais barreiras de ordem financeira para que o Centro de Inovação de Blumenau seja ativado. O recurso do último aditivo contratual da obra liberado pelo governo do Estado, um valor de R$ 1,3 milhão, pingou na conta da Furb nesta semana. É com esta quantia que serão compradas as divisórias a serem instaladas nos pavimentos do prédio e finalizado o sistema de climatização.
Continua depois da publicidade
Se dinheiro já não é mais problema, agora apenas a burocracia emperra a ocupação do espaço. A Furb vai precisar lançar uma licitação para contratar o que falta. O edital está pronto há praticamente um ano, mas os preços estão em fase final de revisão. A reitora Márcia Sardá Espíndola acredita que ele seja lançado na próxima semana.
Lançado o edital, será preciso seguir os ritos burocráticos do processo licitatório – apresentação das propostas e análise de documentações e eventuais recursos até a assinatura do contrato. Isso ainda deve levar algum tempo, mas o cenário agora é bem mais otimista.
Como o cronograma da obra já sofreu uma série de reveses, ninguém mais se arrisca a cravar uma data de inauguração. Mas desta vez parece ser bem razoável que o Centro de Inovação, enfim, entre em operação em 2020. Será um espaço importante para ajudar a reerguer a economia local, duramente afetada pela pandemia.
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.
Continua depois da publicidade