O governo de Santa Catarina confirmou na manhã desta terça-feira (21) a liberação de R$ 900 mil para o Entra21, programa de formação de mão de obra para a área de tecnologia promovido todos os anos pelo Blusoft, em Blumenau. O anúncio foi feito durante a aula inaugural da edição de 2020, proferida virtualmente pelo prefeito Mario Hildebrandt.
Continua depois da publicidade
Foi também de maneira virtual que o governador Carlos Moisés participou da abertura do evento. Ele estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fabio Zabot Holthausen. A assinatura do convênio foi feita digitalmente, pelo celular.
O recurso é fundamental para tocar a edição deste ano, cujo cronograma preciso ser alterado por causa da pandemia do novo coronavírus. As aulas, que deveriam ter começado em abril, tiveram início apenas neste mês de julho. Para reduzir o tamanho das turmas e evitar aglomerações, a programação terá oito meses, e não apenas seis, como tradicionalmente acontece. Com isso, a formatura dos alunos ficará para 2021.
O Entra21 ajuda a capacitar jovens de baixa renda para o mercado de informática, e neste ano também abriu vagas para pessoas de meia idade. É uma importante iniciativa de capacitação para o segmento tecnológico, em expansão em Blumenau e que deve atingir novo patamar com a inauguração do Centro de Inovação, provavelmente ainda em 2020.
Continua depois da publicidade
Para esta edição, 350 pessoas foram selecionadas dentre 3,5 mil inscritas. Além do recurso do governo do Estado, a iniciativa também conta com aportes da prefeitura e de empresas patrocinadoras, que somam R$ 1,75 milhão.
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.