A Celesc vai assumir a manutenção dos sistemas de acionamento e comportas da Barragem Norte, em José Boiteux, uma das principais estruturas de contenções de enchentes no Vale do Itajaí. A empresa já foi contratada pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado e o próprio governador Jorginho Mello (PL) confirmou a informação durante passagem por Blumenau nesta quarta-feira (22).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O documento foi assinado no dia 16 de janeiro, após aprovação da diretoria da Celesc. Mas dentro da empresa o aval não foi unânime. Um dos conselheiros votou de forma contrária, alegando que o risco envolvido seria maior que os benefícios. Ele manifestou também um receio de que a empresa poderia ser corresponsável em caso de algum problema que causasse danos à população ou ao meio ambiente.

Em termos técnicos, o contrato prevê “a operação móvel e a manutenção eletromecânica corretiva” da barragem. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil permanece responsável pela definição da operação das comportas e dos riscos envolvidos. A Celesc, por sua vez, fica isenta de responsabilidade de manutenção ou qualquer intervenção nas estruturas.

Continua depois da publicidade

Governo e empresa também estudam potenciais hidrelétricos das barragens de Santa Catarina. Existe um protocolo assinado entre as partes em novembro de 2023 que ainda está em andamento.

Leia também

Jorginho confirma Mário Hildebrandt na Defesa Civil de SC

Operadora ativa sinal 5G de internet em todos os bairros de Joinville

Blumenau vai mudar leis para viabilizar compra do complexo esportivo do Sesi

Reforma de Jorginho deve fazer Blumenau voltar a ter nome de peso no governo de SC