A Petz e a Cobasi, duas gigantes do varejo de produtos e serviços para animais de estimação, estão negociando uma fusão que, se confirmada, vai dar origem à maior rede deste segmento no Brasil. As conversas entre as duas companhias, que já ocorriam nos bastidores, foram tornadas públicas com a divulgação na manhã desta sexta-feira (19), pela Petz, de um fato relevante. O documento cita a assinatura de um memorando de entendimentos não vinculante para uma possível combinação de negócios.

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Caso a operação seja concluída, a nova empresa combinada nascerá com 483 lojas – que lembram uma espécie de “shopping” para pets –, faturamento bruto aproximado de R$ 6,9 bilhões e um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de R$ 464 milhões, considerando números de 2023.

“A operação implicará na união de duas companhias com modelos de negócios e direcionamentos estratégicos similares, com o fortalecimento da omnicanalidade na plataforma combinada, ganho de escala e potencialização da estratégia comercial”, escreveu a Petz no fato relevante, sem dar mais detalhes sobre as sinergias que podem ser capturadas.

Em termos de tamanho, Petz e Cobasi são quase equivalentes. A primeira tem 249 lojas e faturou R$ 3,8 bilhões no ano passado, enquanto a segunda detém 234 unidades e receitas de R$ 3,1 bilhões. Ambas marcam presença em Santa Catarina. A Cobasi tem nove lojas no Estado, espalhadas pelas cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José, Itajaí e Criciúma. Já a Petz tem 13 unidades, divididas pelas mesmas praças das concorrentes, além de Balneário Camboriú e Brusque

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Pelo acordo que está sendo costurado, a empresa fruto da fusão terá o capital social dividido ao meio, com 50% do negócio para cada lado. Além disso, está previsto um pagamento de R$ 450 milhões para os acionistas da Petz. A conclusão da operação ainda depende da celebração de documentos definitivos e da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

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