Depois de mais de uma década, a Teka, uma das grandes têxteis catarinenses, está sob nova administração judicial. O advogado Pedro Cascaes Neto, do escritório Leiria & Cascaes, de Blumenau, foi nomeado para o cargo de administrador judicial da companhia na última semana. A própria empresa já anunciou a mudança ao mercado.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A função é uma espécie de ponte entre a Teka e o juiz da recuperação judicial. Cascaes Neto, que já atuou em caso semelhante na Cativa, outra gigante têxtil da região, substituirá a também advogada Carmen Schafauser, que renunciou ao cargo. O escritório Socreppa e Schafauser Advogados Associados, ao qual ela representa, exercia esse papel desde 2012, ano em que a empresa recorreu à Justiça para pedir proteção contra credores e renegociar dívidas milionárias.
Juiz dá prazo para Teka apresentar cronograma de pagamento de dívidas
Nos últimos anos a Teka vem enfrentando turbulências nos bastidores, que culminaram com o afastamento de gestores ligados à família e de membros do conselho de administração. O novo administrador judicial já se debruça sobre o caso, que é altamente complexo – o processo tem milhares de páginas e envolve outros milhares de credores.
Continua depois da publicidade
Cascaes Neto assumiu o posto oficialmente nesta segunda (10). A transição junto à antiga administradora judicial deve se desenrolar em um prazo de 90 dias. Segundo ele, a missão é organizar e “entender o que está acontecendo”. Isso inclui conversas com todos os envolvidos – trabalhadores, gestores, acionistas, familiares afastados e o Ministério Público.
— Assumo a recuperação judicial com o objetivo de organizar o processo e da preservação do melhor interesse coletivo — diz o advogado, citando como objetivos uma condução transparente do processo e a preservação de empregos.
Leia também
Mudanças no primeiro escalão em Blumenau têm duas novidades e a volta de quem não foi
Projeto milionário para dar nova vocação a antigo estaleiro de SC avança mais um passo
Maria Regina diz “sim” e será candidata a vice de Egídio Ferrari em Blumenau
Blumenau confirma parcerias para Concurso e Festival da Cerveja em 2025; veja o que muda
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp