Uma das empresas mais antigas do Brasil vai abrir as portas da fábrica ao público. A Karsten, referência nacional em produtos de cama, mesa e banho, está preparando uma espécie de tour pelo parque fabril mantido em Blumenau. Com um detalhe: será um passeio a bordo de trem – o que vem a calhar, já que a companhia está instalada em uma área de 130 mil metros quadrados quase no limite com Pomerode.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
A companhia finaliza a montagem de uma locomotiva que vai levar os visitantes aos diferentes prédios que formam o complexo de produção. Como não há trilhos no local, o veículo está sendo adaptado para circular sobre quatro rodas. A cabine terá espaço para cinco pessoas, mas um vagão extra com cerca de 25 lugares ampliará o número de vagas disponíveis para o passeio.
Roteiro, horários de saída e informações sobre ingressos e as áreas que poderão ser visitadas ainda estão sendo definidos, já que algumas etapas da cadeia de produção demandam normas específicas de segurança. O que já é certo é que o trem partirá da loja de fábrica e que haverá pontos de parada espalhados pelo parque fabril. Neles o trem estaciona e os visitantes, ao desembarcarem, seguem a pé por dentro dos prédios.
Veja fotos da montagem do trem
— As pessoas vão entrar no nosso processo fabril para entender a complexidade que é fazer um produto têxtil, como a melhor toalha do Brasil — diz o presidente Armando Hess de Souza, que antecipou a novidade em entrevista exclusiva à coluna. A íntegra da conversa vai ao ar no próximo fim de semana.
Continua depois da publicidade
O tour é uma das ações que a Karsten está tirando do papel para celebrar os 140 anos de história, comemorados em 2022. A expectativa é que os passeios de trem comecem no dia 29 deste mês, mesmo dia em que a empresa inaugura oficialmente a expansão da loja de fábrica. O espaço ficou maior – passou de 400 para 1.000 metros quadrados – e ganhou cafeteria e uma espécie de sala de cinema, que exibirá um vídeo com a trajetória da companhia. No local os clientes também podem ver um tear e uma roda d’água em funcionamento.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Antiga URB de Blumenau terá despesa milionária até 2029 mesmo desativada
Empresa de Blumenau investe R$ 40 milhões para renovar parque gráfico
Projeto de hotel e prédios residenciais atrás de shopping em Blumenau é aprovado em conselho