Empresa de Blumenau fabrica artigos de cama, mesa e banho (Foto: Pedro Machado)
A catarinense Karsten, centenária fabricante de artigos de cama, mesa e banho, está abrindo um centro de distribuição em Extrema (MG), a cerca de 150 quilômetros de São Paulo. Instalado dentro de um condomínio logístico, o galpão, de cerca de 5 mil metros quadrados, é alugado e irá atender, neste primeiro momento, exclusivamente pedidos feitos pelo e-commerce da companhia.
A unidade trabalhará com entregas apenas de produtos da marca Karsten. A operação da Trussardi, a outra grife da empresa, que mira um público com maior poder aquisitivo, continuará sendo tocada pela matriz, em Blumenau.
Além da Karsten: as fábricas de SC que passaram dos 100 anos
Cia. Hering (1880) – Criada em Blumenau no século 19, tornou-se uma das maiores do Brasil em vestuário e implantou uma bem-sucedida operação no varejo. Em 2021, foi comprada pelo Grupo Soma (Foto: Divulgação)
Baumgarten (1881) – Começou imprimindo jornais em Blumenau e, depois, virou uma das maiores gráficas de rótulos das Américas. Em 2016, fundiu-se com empresas alemãs, criando a All4Labels (Foto: Patrick Rodrigues)
Döhler (1881) – Também fundada por um imigrante alemão, em Joinville. É conhecida como uma das principais marcas de produtos para cama, mesa e banho do Brasil. (Foto: Reprodução)
Karsten (1882) – Fabrica artigos de cama, mesa e banho. Em 2014, integrantes da família fundadora decidiram vender uma fatia da empresa de Blumenau para novos acionistas (Foto: Lucas Correia, BD)
Aludin e Grupo Fretta (1895) – Nasceu na colônia de Azambuja, hoje Pedras Grandes. Destaca-se no varejo com a rede Casas Fretta, mas diversificou negócios e entrou na construção civil e na indústria (Foto: Divulgação)
Pureza (1905) – Localizada em Rancho Queimado, começou as atividades fabricando cerveja, mas hoje é mais conhecida pela linha de refrigerantes, especialmente do sabor guaraná (Foto: Divulgação)
Firma Weege/Malwee (1906) – Nasceu como comércio, cuja principal atividade em Jaraguá do Sul era o açougue. Antes de lançar a marca de moda Malwee, a família também teve frigorífico (Foto: Divulgação)
Lepper (1907) – Outra grande fábrica têxtil fundada em Joinville e atuante até hoje com uma linha de produtos de cama, mesa e banho (Foto: Divulgação)
Hoepcke (1913) – Fabricante de rendas e bordados fundada em Florianópolis, mas que no fim da década de 1970 transferiu as atividades para São José (Foto: Reprodução, Fiesc)
Hemmer (1915) – Nasceu quando um imigrante alemão decidiu produzir chucrute em Blumenau. Depois vieram as conservas e molhos como mostarda e ketchup. Foi comprada pela Kraft Heinz (Foto: Artur Moser, BD)
Minancora (1915) – Criada pelas mãos de um farmacêutico português em Joinville e famosa pela pomada homônima usada para tratamento da pele (Foto: Reprodução, Facebook)
Wanke (1918) – Iniciou sua trajetória como fábrica de instrumentos agrícolas montada para garantir a subsistência de uma família de imigrantes austríacos (Foto: Divulgação)
Altenburg (1922) – Maior fabricante de travesseiros da América Latina, iniciou pela imigrante Johanna Altenburg em Blumenau. Fabrica artigos de cama, mesa e banho (Foto: Patrick Rodrigues, BD)
Gaitas Hering (1923) – A história começou pelas mãos de operários e sobreviveu. De Blumenau, é a única empresa de toda a América Latina que ainda produz gaitas de boca harmônicas (Foto: Patrick Rodrigues, BD)
A escolha por Extrema (MG) se deve à proximidade com São Paulo, um dos principais mercados consumidores da Karsten. O diretor de operações da empresa, Adilson Kraeft, justifica que, dos pouco mais de mil pedidos online recebidos diariamente, cerca de metade vêm do mercado paulista.
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— A ideia é atender São Paulo em um dia — acrescenta o presidente da Karsten, Armando Hess de Souza.
O centro de distribuição mineiro ainda vai atender os outros estados do Sudeste, onde a Karsten tem forte presença, e também a região Sul. A estrutura será operada por uma empresa parceira, que coletará as mercadorias enviadas de Blumenau para Extrema e fará a redistribuição, entregando os pedidos nas casas dos clientes.
A coluna já havia antecipado, em agosto, que a Karsten estava estudando abrir uma unidade de apoio em Minas Gerais. Segundo Armando, a concentração da distribuição no estado mineiro libera espaço até então usado para armazenagem na matriz, o que permite ampliações futuras de produção.
As vendas diretas pela internet já beiram quase 15% do faturamento da Karsten, e a empresa aposta que essa fatia irá aumentar nos próximos anos. Em uma outra etapa, a companhia deve avaliar usar o novo centro de distribuição para abastecer também lojistas, principalmente da região Sudeste, antecipa Armando.