A catarinense Karsten, centenária fabricante de artigos de cama, mesa e banho, está abrindo um centro de distribuição em Extrema (MG), a cerca de 150 quilômetros de São Paulo. Instalado dentro de um condomínio logístico, o galpão, de cerca de 5 mil metros quadrados, é alugado e irá atender, neste primeiro momento, exclusivamente pedidos feitos pelo e-commerce da companhia.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A unidade trabalhará com entregas apenas de produtos da marca Karsten. A operação da Trussardi, a outra grife da empresa, que mira um público com maior poder aquisitivo, continuará sendo tocada pela matriz, em Blumenau.

Além da Karsten: as fábricas de SC que passaram dos 100 anos

A escolha por Extrema (MG) se deve à proximidade com São Paulo, um dos principais mercados consumidores da Karsten. O diretor de operações da empresa, Adilson Kraeft, justifica que, dos pouco mais de mil pedidos online recebidos diariamente, cerca de metade vêm do mercado paulista.

Continua depois da publicidade

— A ideia é atender São Paulo em um dia — acrescenta o presidente da Karsten, Armando Hess de Souza.

O centro de distribuição mineiro ainda vai atender os outros estados do Sudeste, onde a Karsten tem forte presença, e também a região Sul. A estrutura será operada por uma empresa parceira, que coletará as mercadorias enviadas de Blumenau para Extrema e fará a redistribuição, entregando os pedidos nas casas dos clientes.

A coluna já havia antecipado, em agosto, que a Karsten estava estudando abrir uma unidade de apoio em Minas Gerais. Segundo Armando, a concentração da distribuição no estado mineiro libera espaço até então usado para armazenagem na matriz, o que permite ampliações futuras de produção.

As vendas diretas pela internet já beiram quase 15% do faturamento da Karsten, e a empresa aposta que essa fatia irá aumentar nos próximos anos. Em uma outra etapa, a companhia deve avaliar usar o novo centro de distribuição para abastecer também lojistas, principalmente da região Sudeste, antecipa Armando.

Leia também

Projeto prevê novo heliponto em Blumenau próximo à Vila Germânica

Bilionário bairro planejado de SC ganha data de inauguração para o público

Secretaria mais “espaçosa” de Blumenau terá uma nova sede própria

Comitiva da Shein vem a Blumenau e Brusque atrás de parceiros

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp