A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), gigante brasileira do aço, anunciou nesta segunda-feira (4) que chegou a um acordo para comprar a Companhia Energética Chapecó (CEC), que explora a Usina Hidrelétrica Quebra-Queixo entre os municípios de Ipuaçu e São Domingos, no Oeste de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
O comunicado sobre a operação divulgado pela CSN ao mercado não revela o valor do negócio, mas a ata de uma reunião do conselho de administração da companhia do dia 1º de julho cita um preço-base de R$ 427,5 milhões, a ser ajustado de acordo com os termos e condições previstos no contrato de compra e venda.
A CEC foi constituída em 2000 pelos grupos Barbosa Mello (41%) e Queiroz Galvão (59%) para desenvolvimento da usina Quebra-Queixo. A hidrelétrica começou a operar em 2003 e tem uma capacidade instalada de 120 megawatts.
Segundo a CSN, o objetivo da aquisição é fortalecer a estratégia de expansão dos negócios da companhia por meio de investimentos em energia renovável e autoprodução, para maior competitividade dos seus negócios.
Continua depois da publicidade
No comunicado divulgado ao mercado, a CSN também acrescenta que há uma projeção crescente de consumo de energia elétrica para os próximos anos “em razão de suas aquisições recentes e projetos em desenvolvimento de médio e longo prazos”.
Como é praxe, a conclusão do negócio está sujeita à aprovação das autoridades regulatórias e de concorrência de mercado.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Empresa de TI abre filial na Califórnia e investe R$ 8 milhões em nova sede em Blumenau
Continua depois da publicidade
Cálculo indica queda milionária na dívida da Previdência em Blumenau após reforma
Havan e Hang são cobrados na Justiça por suposta dívida de aluguel; empresa nega irregularidade
Têxtil de Pomerode abre nova fábrica em Mirim Doce e mira outra em São Bento do Sul
Startup de Blumenau assina contrato com o Nubank
Projeto prevê a construção de dois galpões industriais gigantes em Blumenau
Obras no Quero-Quero em Blumenau preparam concessão do aeroporto à iniciativa privada