Santa Catarina virou a porta de entrada da Barbie no Brasil. Sem alarde, a Mattel, uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo, entre eles a famosa boneca que até já virou filme em Hollywood, começou a operar um centro de distribuição em Navegantes. A estrutura abrange uma área de 21 mil metros quadrados, com capacidade de armazenamento de 33 mil metros cúbicos e 20 mil paletes.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Além das bonecas Barbie, o novo CD ainda é ponto de partida para o país de produtos das marcas Hot Wheels, Fisher-Price e Uno (sim, o jogo de cartas), que também pertencem à gigante americana.

Em entrevista exclusiva à coluna, por escrito, o diretor geral da Mattel para a América Latina, Gabriel Galvan, diz que o novo centro de distribuição em solo catarinense é “uma solução para a crescente demanda no Brasil”, que ele trata como um dos mercados mais importantes para a companhia. A estrutura também servirá de apoio para a operação da fabricante de brinquedos em outros países da América do Sul.

Veja fotos do centro de distribuição da Mattel em Navegantes

Continua depois da publicidade

A escolha por Navegantes foi estratégica levando em consideração a localização e o fácil acesso aos portos, incluindo, além do terminal da própria cidade, também Itapoá, acrescenta o executivo. Essas estruturas facilitam o escoamento dos produtos, que chegam do exterior.

— É importante lembrar que a proximidade do mar facilita o transporte marítimo. A região possui estradas bem conservadas, garantindo um transporte seguro e eficiente — avalia Galvan.

Moradora de Blumenau tem uma das Barbies mais valiosas do mundo: “Foi sorte conseguir”

O novo centro em território catarinense vai concentrar a distribuição dos produtos Mattel no Brasil e duplica a capacidade de armazenamento em relação à estrutura mantida até então. Para além da questão econômica, a companhia diz estar comprometida com causas sociais e ambientais, que incluem iniciativas para limpeza de praias e apoio a crianças em situação precária.

— A empresa planeja envolver-se ativamente em iniciativas comunitárias, apoiando projetos de desenvolvimento local e promovendo relações positivas na região — diz Galvan.

Continua depois da publicidade

Mercado

Segundo a Circana, empresa de dados para análise do comportamento do consumidor, a Mattel abocanhou uma fatia de 17% do mercado brasileiro em 2023, mantendo-se na liderança nacional do setor. Seis dos 10 brinquedos mais vendidos no país no último ano pertencem à companhia.

Leia também

Restaurante assume bar da piscina de badalado clube de Blumenau

O que o multicampeão Oscar Schmidt, o “Mão Santa”, vem fazer em Blumenau

Novo parque na Artex terá primeiro labirinto verde de Blumenau

Furb pede e MEC topa criar grupo para avançar no debate da federalização

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp