A catarinense Altenburg está reforçando nesta largada de 2023 a aposta em uma marca própria de alto luxo, que inclui artigos de cama produzidos com um dos tipos de seda mais caros do mundo. Maior fabricante de travesseiros da América Latina, a empresa de Blumenau apresentou na última semana uma nova coleção da grife Haus, com jogos de colchas, lençóis e fronhas que podem custar até R$ 20 mil. As peças chegam ao mercado em março.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Parte do portfólio da Altenburg desde 2020, a Haus preenche um nicho de consumo peculiar. Tanto que apenas 100 dos 9 mil clientes espalhados pelo Brasil revendem os produtos da marca, diz Tiago Altenburg, vice-presidente da companhia. Segundo o executivo, o objetivo não é volume – a Haus representa somente 2% do faturamento das lojas próprias –, mas sim marcar presença principalmente no segmento de cama com produtos de alto valor agregado:
— A gente já tem a reputação de uma marca centenária, mas o mercado queria algo a mais — justifica.

As peças da grife Haus são feitas de tecidos de fibras naturais como algodão, cetim, bambu e linho. Mas o grande destaque é a seda Mulberry, considerada a melhor do mundo. Produzida pelo bicho da seda que se alimenta somente de amoras brancas, ela tem um toque mais suave e evita marcações na pele, além de ajudar a proporcionar outros benefícios estéticos. As embalagens não utilizam plástico e quase 100% da coleção possui uma certificação que atesta que as peças são consideradas inofensivas à saúde humana.
Continua depois da publicidade
Apesar de a coleção estar disponível apenas no Brasil, a produção é feita por um parceiro da Altenburg na China, no modelo private label.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Oktoberfest Blumenau vai aumentar valor anual pago pela cervejaria oficial
Furb pede ao MEC mais tempo para preparar estudos da federalização
Alemães vêm a Blumenau em busca de novas parcerias culturais e comerciais
Um em cada três brasileiros usa menos o carro desde a pandemia, mostra pesquisa inédita