A Universidade Regional de Blumenau (Furb) deve oficializar em breve o lançamento de um novo programa de recuperação de créditos. Estudantes inadimplentes terão descontos sobre juros e multas referentes a mensalidades vencidas e não pagas. A medida, que inclui dívidas contraídas até 31 de dezembro de 2021, também se estenderá a pessoas jurídicas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O conselho universitário (Consuni) já deu aval para tirar o plano do papel. A expectativa da universidade é recuperar algo em torno de R$ 6,6 milhões até o final de 2024. O valor equivale a 33% do valor da dívida ativa, hoje próxima a R$ 19,8 milhões.
Os descontos sobre multas e juros partirão de 100%, em caso de pagamento à vista. O percentual reduz de acordo com a quantidade de parcelas. Negociações em até 60 vezes, prazo máximo previsto, abaterão 60% do valor.
A proposta aprovada pelos conselheiros considera uma taxa de adesão de 80% para as quitações em parcela única ou em até seis vezes. Além de abrir oportunidade para alunos colocarem as contas em dia, a Furb vê na medida uma maneira de reforçar o caixa.
Continua depois da publicidade
A universidade já publicou uma resolução com detalhes sobre critérios de adesão. Para começar a valer, o programa ainda precisa ser alvo de um projeto de lei, que deve tramitar logo na Câmara de Vereadores. Vencidas as etapas de formalização, a Furb vai promover uma campanha para apresentar e explicar os benefícios da medida.
Leia também
Praça em Blumenau que simula antiga estação de trem ganha data de inauguração
Projeto logístico milionário em Itajaí será apresentado em audiência pública
Reação às demissões na Coteminas em Blumenau é proporcional ao peso da empresa
Vice de Blumenau vai a Brasília em pauta que preocupa a prefeitura
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp