A Furb foi bater na porta do Ministério da Educação (MEC) em Brasília para ter notícias sobre o projeto de federalização. E saiu da capital federal com o compromisso de que um grupo de trabalho formado por técnicos da pasta e representantes da universidade, com o objetivo de avançar nas discussões, deve ser formado em breve.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A agenda no MEC, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (11), foi intermediada pela deputada federal Ana Paula Lima (PT) e contou também com representantes do Movimento Furb Federal. Do novo secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, a reitora Marcia Sardá Espíndola ouviu que o projeto já passou pela análise da equipe técnica e agora está na Procuradoria do ministério.
À coluna, a reitora disse que a boa notícia do encontro foi saber que a pauta não parou em Brasília. A Furb já havia entregado, no ano passado, a papelada exigida pelo MEC para avaliar a criação de uma nova universidade federal na região. Entre os documentos estão uma análise jurídica do processo, um levantamento do patrimônio da instituição e a demanda por vagas públicas de ensino superior na região.
Na época, a então secretária de Educação Superior, Denise Pires de Carvalho, esteve em Blumenau para conhecer de perto as instalações da Furb. Mas ela acabou assumindo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC em fevereiro. Em seu lugar, entrou Alexandre Brasil.
Continua depois da publicidade
Em que pese a troca, Marcia acredita que o andamento projeto não deve sofrer com solavancos, já que o corpo técnico do MEC não mudou desde então. Ela reconhece que o projeto é complexo, mas adota tom otimista:
— A gente sabe que está tramitando. O próximo passo é aguardar a definição desse grupo de trabalho.
Leia também
Têxtil centenária de SC retoma turnos no fim de semana e cria 300 novos empregos
Prefeito de Blumenau manda secretários apertarem o cinto para reduzir gastos
Dono do Mortadella e Rosa Mexicano em Blumenau põe pé na Ásia em novo restaurante
Dono do Fort Atacadista planeja investimento recorde e até 14 novas lojas em 2024
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp