A Furb facilitou as condições de pagamento aos possíveis interessados em comprar o terreno do antigo Horto Florestal, entre a Rua Itajaí e a Rodovia Jorge Lacerda, em Gaspar. Aos dispostos a pagar pelo menos R$ 14 milhões – valor mínimo pedido – pela área de cerca de 40 mil metros quadrados, a universidade agora topa parcelar a venda em até quatro vezes.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

A flexibilização ocorre depois de uma primeira tentativa frustrada de alienação. A licitação original exigia do comprador no mínimo 50% de entrada e o pagamento da cota restante em 30 dias após a assinatura do contrato. Não apareceram propostas. Com um novo edital na praça, a universidade aguarda por ofertas até 29 de novembro.

A prefeitura de Gaspar é uma das interessadas no terreno. Um dos desejos do município é erguer na área um futuro centro administrativo, desonerando o custo de aluguéis. O sonho, no entanto, esbarra na questão financeira. No momento, a prefeitura avalia a contratação de um empréstimo para conseguir formalizar uma oferta pelo imóvel.

Também há sondagens da iniciativa privada, segundo a reitora Márcia Sardá Espíndola. A localização do imóvel é um diferencial logístico para possíveis empreendimentos.

Continua depois da publicidade

A Furb conta com a venda do terreno para pagar dívidas com o Issblu, o instituto de seguridade social de Blumenau. Parte do valor arrecadado também deve ser aplicada em reformas e melhorias no campus 2 da universidade, no bairro Itoupava Seca.

Aliás

Depois de não conseguir vender o terreno na primeira tentativa, a Furb oficiou o Issblu informando que não teria condições de quitar um boleto com vencimento em outubro referente ao parcelamento de dívidas previdenciárias.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Quais são as empresas bilionárias de Santa Catarina​

Cooper se prepara para entrar no atacarejo

Fundo que investiu no Burger King vai acelerar expansão de empresa de Blumenau

Festival Brasileiro da Cerveja dentro da Vila Germânica ainda depende do “sim” da saúde​

Calçadão Brueckheimer em Blumenau pode ganhar cobertura

Ponto do antigo Butiquin Wollstein em Blumenau dá lugar à cafeteria de rede gaúcha

Condomínio de luxo em Gaspar terá quase 30 mil m² de lagos artificiais