A Furb decidiu colocar à venda um terreno em Gaspar que por anos abrigou o campus experimental do departamento de Engenharia Florestal – o Horto Florestal. A área tem quase 42 mil metros quadrados e fica entre a Rua Itajaí e a Rodovia Jorge Lacerda, próximo ao ginásio João dos Santos.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Levantamentos preliminares indicam que o imóvel, que tem algumas edificações, valeria entre R$ 12 milhões e R$ 14 milhões. Atualmente o espaço está sem uso. A direção da universidade ofereceu o terreno primeiramente ao município de Gaspar. Já houve conversas iniciais entre prefeitura e reitoria.
A coluna apurou que a maior parte do valor levantado com uma possível venda será destinada para honrar compromissos com o Instituto Municipal de Seguridade Social de Blumenau (Issblu), autarquia responsável por pagar pensões por morte e aposentadorias dos servidores municipais.
Em reunião no Issblu na última semana, vale lembrar, a Furb se posicionou favoravelmente à manutenção em 10% da alíquota especial paga pelo poder público para compensar o rombo previdenciário municipal.
Continua depois da publicidade
A proposta de reajuste para 14,72%, que chegou inclusive a ser deliberada pelo Conselho de Administração do instituto, foi rejeitada após a prefeitura de Blumenau e a própria Furb apelarem a conselheiros para não aprovar o aumento.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram