A Furb colocou à venda um terreno entre o campus 2 da universidade e o Centro de Inovação Blumenau (CIB), no bairro Itoupava Seca. Para quem passa pela rua São Paulo, trata-se de uma área hoje cercada por um muro de tijolinhos à vista. Os interessados precisam participar de uma concorrência pública. As propostas serão conhecidas no dia 20 de março.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Pela área de 4,5 mil metros quadrados, a Furb quer pelo menos R$ 6,5 milhões, embora o conselho universitário tenha aprovado, em fevereiro do ano passado, a alienação por um valor mínimo de R$ 4,2 milhões. A universidade já tem autorização conferida por lei municipal para a operação.
Um decreto de 2012 declarou o terreno de utilidade pública. A Furb encaminhou a aquisição cinco anos mais tarde, em 2017. Na época, acreditava-se que a área poderia ser útil para o projeto do CIB ou para compor o Distrito de Inovação. Agora, no entanto, a universidade alega que o imóvel, que está desocupado, não está nos planos de expansão.
Com o dinheiro de uma eventual venda, a Furb planeja pagar dívidas previdenciárias junto ao Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor de Blumenau (ISSBlu). Em 2021 a universidade chegou a alienar outro imóvel, em Gaspar, com o mesmo objetivo. A área acabou sendo adquirida pela prefeitura local.
Continua depois da publicidade
Leia também
Cooper revisa plano de farmácias de rua após fechar loja em Blumenau
Abílio Diniz foi acima de tudo um patriota
Bistek vai reformar os dois supermercados da rede em Blumenau
Vizinha ameaça tirar de Balneário Camboriú título de metro quadrado mais caro do Brasil
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp