O prédio destruído pelo fogo na Rua XV de Novembro na tarde desta quinta-feira (23) tem valor histórico e sentimental. Imagens preservadas no arquivo histórico de Blumenau revelam o passado do local, considerado o “Coração da XV”, e sugerem que ele é ocupado há quase 100 anos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Não há registro de alguma edificação naquela altura da via até 1930, o que indica que, antes disso, ali só havia um barranco, diz a historiadora Ana Maria Moraes. Mas, a partir de então, os registros mostram uma ampla variedade de comércios, não muito diferente do que era hoje em dia.

Autora do livro “O Desfile do Tempo: Rua XV de Novembro”, que narra a trajetória da mais icônica rua de Blumenau, Ana Maria recorda que aquela região abrigou casas de roupas feitas e secos e molhados, além de um açougue, entre outras atividades (veja na galeria de imagens abaixo).

Veja como era o local na Rua XV

As imagens pertencem ao acervo do Arquivo Histórico de Blumenau

Continua depois da publicidade

A fachada em enxaimel, segundo os registros históricos, foi implantada na segunda metade da década de 1980, quando houve um incentivo, por parte da prefeitura, para que a Rua XV tivesse uma aparência mais turística.

A edificação atingida pertence à Igreja Católica, que revelou o desejo de reconstruir tudo, inclusive com as mesmas características. Isso, no entanto, ainda dependerá da análise da engenharia da estrutura.

Leia também

Fundo americano coloca R$ 240 milhões no bolso de empresa de Blumenau

Rua XV de Novembro em Blumenau tem histórico de grandes incêndios; relembre outros casos

Multinacional que no Brasil tem sede em SC anuncia novo presidente

Governo contrata a Celesc para manutenção da barragem de José Boiteux