A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) está disposta a parcelar uma eventual venda do Complexo Esportivo do Sesi à prefeitura de Blumenau. A entidade já tem uma ideia do preço a ser pedido, mas está encomendando uma segunda avaliação da estrutura. Em paralelo, espera que a gestão municipal faça o mesmo, para então comparar valores e avançar nas tratativas.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Município e federação mantêm sigilo sobre cifras iniciais, sob a alegação de evitar especulação imobiliária. Mas o próprio prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) deu uma pista sobre o assunto. Em entrevista ao Santa na quarta-feira da semana passada, ele lembrou que uma proposta de compra do complexo chegou a ser colocada na mesa em 2006. A pedida na época era de R$ 16 milhões. Passados 15 anos e inflação à parte, é de se imaginar que esta quantia seja, no mínimo, o ponto de partida das conversas.
Quando formalizou à Fiesc o desejo de assumir o espaço em definitivo, em abril, a prefeitura falou em “receber”, não em comprar o patrimônio. Ter caixa para fazer uma aquisição desse porte é a maior barreira para concretizar o negócio. Por outro lado, é pouco provável, embora não se descarte a possibilidade, que haja acordo envolvendo algum outro tipo de compensação. A intenção da federação é fazer uma venda direta.
A municipalização interessa às duas partes. Hildebrandt se reuniu novamente na semana passada com o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, para tratar do assunto. De ambos os lados o comentário é de que a conversa foi produtiva. Regionalmente, já há sinal verde para repassar a estrutura a Blumenau. Mas a transferência ainda precisa receber aval do conselho nacional do Sesi.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Passagem de Moisés por Blumenau tem novo round na queda de braço entre Estado e prefeitura
Hang descarta mudar projeto da Havan no Centro Histórico: “Quem perde é Blumenau”
Mansão em condomínio de luxo de Jurerê Internacional vai a leilão em ação criminal
Cervejarias fazem apelo por Oktoberfest Blumenau 2021 “com responsabilidade”
Vice-presidente da Unimed Blumenau renuncia e cita “misoginia” e “discriminação”
Cervejarias de Blumenau se preparam para virar empresas internacionais
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram